A SRAM aposta todas as suas fichas na configuração 1x e neste grupo destinado a gravel, a simplicidade, versatilidade e facilidade de utilização são os pontos chave.
O novo Apex está disponível na versão eletrónica AXS e na versão mecânica. A eletrónica e sem fios é personalizável e tem manípulos mais ergonómicos (iguais aos adotados no novo Force e Rival AXS).

Por sua vez, a versão mecânica também adota as 12 velocidades tal como os grupos de topo. O monoprato e a cassete foram desenhados para trabalhar em conjunto, com tecnologia de retenção da corrente, para a máxima eficiência. Além disso, como não poderia deixar de ser, a ergonomia também foi melhorada. Inclui o sistema de comutação de mudanças Double Tap - em que um único manípulo permite alternar todas as mudanças - e o sistema hidráulico dos travões é exatamente o mesmo das outras versões AXS.

CONFIGURAÇÕES
Existem duas configurações: a XPLR (10-44, 11-44 ou 10-36), para gravel ou estrada e a Eagle, compatível com todas as cassetes Eagle do mercado, incluindo as que têm 50 ou 52 dentes.

Também pode ser adquirido um medidor de potência, embora de origem não venha pré-instalado. Este grupo é extremamente versátil e embora seja destinado sobretudo a gravel e bikepacking, pode ser instalado em bicicletas de estrada, fitness, urbanas ou mesmo e-bikes. Inclusive existe uma versão para guiadores retos, dado que a SRAM disponibiliza o manípulo Eagle nas versões trigger, gripshift ou AXS.
DISPONIBILIDADE, PESOS E PREÇOS
O Apex AXS estará disponível a partir deste mês, enquanto a versão mecânica só deverá chegar ao mercado em setembro deste ano. O grupo completo Apex XPLR AXS pesa 2.976g, enquanto o Eagle AXS chega aos 3.267g. Por sua vez, as versões mecânicas pesam 2.872g (no caso do XPLR) e 3.062g (no caso do Eagle).
O preço recomendado do grupo completo XPLR AXS (com manípulos, desviador traseiro, corrente, cassete, cranques, discos, bateria e carregador) ronda os 1.371€. O Eagle AXS chega aos 1.460€, enquanto as versões mecânicas ficam por 1.126€ (no caso do Apex) e 1.099€ (no caso do Eagle). A versão para guiador reto fica por 1.185€ no caso do XPLR AXS, 1.274€ no Eagle AXS, 811€ no XPLR mecânico e 784€ no Eagle mecânico. A estes preços devemos acrescentar 230€ caso queiramos o medidor de potência.
Entretanto, poderás consultar mais informações em sram.com.