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SRAM apresenta as novas versões do Apex

De uma só vez, a SRAM apresentou duas novas versões do grupo Apex, uma mecânica e outra eletrónica, ambas baseadas na configuração 1x12 e que se destinam a gravel e bikepacking, mas não só.

SRAM apresenta as novas versões do Apex
SRAM apresenta as novas versões do Apex

A SRAM aposta todas as suas fichas na configuração 1x e neste grupo destinado a gravel, a simplicidade, versatilidade e facilidade de utilização são os pontos chave. 

O novo Apex está disponível na versão eletrónica AXS e na versão mecânica. A eletrónica e sem fios é personalizável e tem manípulos mais ergonómicos (iguais aos adotados no novo Force e Rival AXS). 

manípulo
 

Por sua vez, a versão mecânica também adota as 12 velocidades tal como os grupos de topo. O monoprato e a cassete foram desenhados para trabalhar em conjunto, com tecnologia de retenção da corrente, para a máxima eficiência. Além disso, como não poderia deixar de ser, a ergonomia também foi melhorada. Inclui o sistema de comutação de mudanças Double Tap - em que um único manípulo permite alternar todas as mudanças - e o sistema hidráulico dos travões é exatamente o mesmo das outras versões AXS. 

pedaleiro
 

CONFIGURAÇÕES

Existem duas configurações: a XPLR (10-44, 11-44 ou 10-36), para gravel ou estrada e a Eagle, compatível com todas as cassetes Eagle do mercado, incluindo as que têm 50 ou 52 dentes. 

desviador
 

Também pode ser adquirido um medidor de potência, embora de origem não venha pré-instalado. Este grupo é extremamente versátil e embora seja destinado sobretudo a gravel e bikepacking, pode ser instalado em bicicletas de estrada, fitness, urbanas ou mesmo e-bikes. Inclusive existe uma versão para guiadores retos, dado que a SRAM disponibiliza o manípulo Eagle nas versões trigger, gripshift ou AXS. 

DISPONIBILIDADE, PESOS E PREÇOS

O Apex AXS estará disponível a partir deste mês, enquanto a versão mecânica só deverá chegar ao mercado em setembro deste ano. O grupo completo Apex XPLR AXS pesa 2.976g, enquanto o Eagle AXS chega aos 3.267g. Por sua vez, as versões mecânicas pesam 2.872g (no caso do XPLR) e 3.062g (no caso do Eagle). 

O preço recomendado do grupo completo XPLR AXS (com manípulos, desviador traseiro, corrente, cassete, cranques, discos, bateria e carregador) ronda os 1.371€. O Eagle AXS chega aos 1.460€, enquanto as versões mecânicas ficam por 1.126€ (no caso do Apex) e 1.099€ (no caso do Eagle). A versão para guiador reto fica por 1.185€ no caso do XPLR AXS, 1.274€ no Eagle AXS, 811€ no XPLR mecânico e 784€ no Eagle mecânico. A estes preços devemos acrescentar 230€ caso queiramos o medidor de potência. 

Entretanto, poderás consultar mais informações em sram.com

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