Confessamos que alguns dos nossos leitores já estavam impacientes e perguntavam-nos com frequência quando é que a Tarmac SL8 seria lançada no mercado. Como não sabíamos com exatidão a data de lançamento, durante a Volta a França estivemos atentos às bicicletas usadas pelas equipas patrocinadas pela Specialized, pois geralmente antes de um grande lançamento como este as equipas usam estas novas bicicletas em provas oficiais. Em todo o caso, a marca já tinha decidido não fazer um lançamento antes de Agosto.
Segundo a Specialized, a nova SL8 combina aerodinâmica, leveza e qualidade de construção. Além disso, como refere no comunicado de imprensa enviado à nossa redação, é "a bicicleta de estrada mais rápida do mundo".
AERODINÂMICA PURA
Segundo dados apresentados, a nova Tarmac SL8 é 16,6 segundos mais rápida em 40 km do que a SL7 e é a bicicleta de estrada mais aerodinâmica produzida até hoje pela Specialized. O foco dos engenheiros foi na zona dianteira e isso nota-se numa saliência denominada Speed Sniffer, que proporciona vantagens aero, bem como no novo cockpit Rapide. Isto significa que a SL8 é mais rápida do que a própria Venge, a bicicleta de estrada da marca californiana conhecida como a mais aerodinâmica.
PESO MÍNIMO
O quadro pesa apenas 685 gramas, sendo o mais leve do World Tour, graças a características aprendidas no desenvolvimento da Aethos, a bicicleta mais leve da marca, sobretudo ao rejeitar material em excesso.
EXTREMAMENTE ÁGIL E CONFORTÁVEL
O comportamento da SL7 já era excelente, com uma capacidade de reação de nível muito elevado, mas esta nova versão está ainda melhor. Por exemplo, a relação rigidez/peso melhorou 33% e em termos de complacência, está 6% melhor, atingindo um nível de suavidade em termos de condução nunca antes obtido.
Como já vimos, a aerodinâmica e o peso são pilares importantes neste modelo. E em termos de velocidade - aspeto extremamente importante no World Tour - a marca conseguiu conjugar vários aspetos e usar simuladores que chegaram a valores que comprovam que esta SL8 é mesmo mais rápida. Por exemplo, no percurso da prova Milão-San Remo, a SL8 é 128 segundos mais rápida do que a SL7 e 20 segundos mais rápida no Tourmalet.
O quadro é 200g mais leve do que o da SL7.
O tubo vertical e o espigão de selim também foram alvo de atenção em termos aerodinâmicos e estão mais afunilados e mais leves do que nunca. Quanto ao peso total, a marca refere 6,8 kg nas montagens mais leves. Tem termos de geometria, é a mesma da geração anterior e continua a permitir montar pneus de 32 mm.
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA SL8 RESUMIDAMENTE
A marca começou adotando a estratégia de disposição do carbono usado na Aethos - usando o carbono FACT 12r -, aumentou a rigidez onde era preciso - por exemplo, na zona do eixo pedaleiro e no tubo da direção -, melhorou o conforto na zona do selim e aos poucos foi testando e validando os protótipos consoante os resultados obtidos.
E como acontece sempre nos projetos da marca norte-americana, os testers de serviço foram atletas de topo a nível mundial como Remco Evenepeol, Demi Vollering, Fabio Jakobsen e Sam Bennett.
CURIOSIDADES
- O quadro S-Works em carbono Fact 12r pesa 685g, mas os quadros Pro e Expert possuem carbono Fact 10r e pesam 780g.
- Quanto ao peso das bicicletas completas, a S-Works Di2 pesa 6,6 kg, a S-Works eTap pesa 6,8 kg, a Pro eTap chega aos 7,4 kg, a Pro Di2 pesa 7,2 kg e a Expert eTap ronda os 7,7 kg.
- A Tarmac SL8 está disponível em 7 tamanhos: 44cm, 49cm, 52cm, 54cm, 56cm, 58cm, e 61cm.
- A Tarmac SL8 é compatível apenas com transmissões eletrónicas e travões de disco hidráulicos. É compatível com pedaleiros com tamanho máximo de 55/42t e possui espaço para medidores de potência nos cranques esquerdo e direito.