Como é tradição - excepto durante a pandemia - a prova australiana Tour Down Under marca o início do calendário WorldTour, convertendo-se na primeira grande prova da temporada de 2024.
A prova australiana decorrerá entre 16 e 21 de Janeiro, mas antes, existirá um "aperitivo", o critério Down Under Classic em Adelaide no dia 13. Presentes estarão as 18 equipas do escalão máximo, mais a Israel-Premier Tech e um conjunto de ciclistas australianos, como por exemplo Michael Storer e Damien Howson.
A Movistar já anunciou o plantel que levará para esta prova, destacando-se a presença de Rúben Guerreiro, mas também de Iván García Cortina e Gonzalo Serrano. Para além destes três, a equipa espanhola levará o suíço Johan Jacobs, o brasileiro Vinicius Rangel e dois ciclistas que se estreiam com as cores da equipa:Jon Barrenetxea e o italiano Manlio Moro.
O Tour Down Under apresenta um percurso interessante onde se destacam as jornadas curtas e o calor intenso, em que o fim de semana concentrará todas as atenções devido à classificação geral.
Três etapas presumivelmente serão discutidas ao sprint, em Tanunda (dia 16), Campbeltown (dia 18) e Port Elliot (dia 19). O primeiro momento decisivo acontecerá no dia 17, na segunda etapa, fruto das três passagens por Fox Creek Climb (1.600 metros a 9%). Esta jornada terá quase 3.000 metros de desnível nos seus 141 km.
No sábado (quinta etapa), a dupla subida a Willunga Hill (3 km a 7,4%) certamente deixará marcas.
Na última jornada (no dia 21), os ciclistas terão de enfrentar 2.900 metros de desnível e três subidas a Mount Lofty (1.300 metros a 7,3%), com a última subida muito perto da meta.
PARTICIPANTES NO TOUR DOWN UNDER
Na edição passada o vencedor foi Jay Vine, mas este ano o ciclista da UAE Emirates não estará presente. Simon Yates (Jayco AIUIa) é um dos favoritos, bem como Julian Alaphilippe (Soudal - Quick Step), Jack Haig (Bahrain - Victorious), Diego Ulissi (UAE Emirates), George Bennett e Derek Gee (Israel - Premier Tech), Filippo Ganna e Jhonatan Narváez (INEOS Grenadiers), Georg Zimmermann (Intermarché - Wanty) e Michael Storer (Austrália). O "nosso" Rúben Guerreiro, super combativo, certamente vai dar luta e pode começar com o pé direito a temporada. Também estará presente o luso António Morgado, na sua estreia oficial com as cores da equipa dos Emirados Árabes Unidos.
Quanto aos sprinters, destacamos a presença de Danny van Poppel e Sam Welsford (BORA - hansgrohe), Caleb Ewan (Jayco AlUla), Corbin Strong (Israel - Premier Tech), Biniam Girmay (Intermarché - Wanty), Elia Viviani (INEOS) e Álvaro José Hodeg (UAE Emirates).