Notícias

RockShox Flight Attendant passa a ter novas funções

O sistema de controlo eletrónico de suspensões RockShox Flight Attendant sofreu uma atualização de firmware que proporciona mais funcionalidades e torna o seu funcionamento compatível com bicicletas rígidas. 

José Luis Arce

2 minutos

RockShox Flight Attendant passa a ter novas funções

O Flight Attendant foi estreado em competição por Nino Schurter quando ganhou a Taça do Mundo de Lenzerheide, em 2023. Nesse dia, o suíço alcançou a sua 34ª vitória em provas da Taça do Mundo, um recorde histórico. Poucos sabem, mas o suíço esteve profundamente envolvido no desenvolvimento deste sistema eletrónico que controla automaticamente as suspensões. Aliás, foi por sugestão dele que este sistema passou a ter mais funções, que curiosamente fora programadas na sua suspensão na madrugada que antecedeu a prova de Lenzerheide. 

Schurter queria poder bloquear a suspensão, algo essencial na partida de uma prova, para que a bicicleta aproveitasse ao máximo a sua potência no sprint inicial. Além disso, queria que o sistema passasse automaticamente para o modo aberto sem que ele tivesse de carregar no controlo remoto, algo que a RockShox fez. Foi a estreia do inédito Launch Control. 

Christopher Blevins ganhou a prova inaugural da Taça do Mundo de 2024 com uma Specialized S-Works Epic World Cup equipada com o RockShox Flight Attendant só na forqueta, quando na verdade o sistema exige que também esteja ligado ao amortecedor, sendo, portanto, incompatível com bicicletas rígidas. Mas isso acabou! As novas atualizações do sistema Flight Attendant incluem esta, bem como outras novidades:

Launch Control: permite configurar o sistema Flight Attendant na posição de bloqueio para conseguir a máxima eficiência e velocidade na partida de uma prova, desativando-se automaticamente após um tempo pré-determinado ou ao receber um impacto (o que acontecer primeiro), sendo possível determinar a duração e a sensibilidade desse impacto. O Launch Control é ativado através do AXS Pod Controller ou se carregarmos no botão "+" situado na central de comando da suspensão. O sistema confirma a ativação deste modo quando as cinco luzes piscam (cor vermelha). 

Customizable Auto Mode: permite personalizar esta função e anular a posição intermédia (pedal), para passar diretamente do modo ativo (open) para o modo de bloqueio (lock). Também é possível desativar o bloqueio da suspensão e do amortecedor ou somente da suspensão. 

Fork-Only: um novo algoritmo permite que o sistema Flight Attendant isole a suspensão e não dependa do amortecedor, tornando-o compatível com bicicletas rígidas, softails ou bicicletas de suspensão total de curso reduzido. Caso tenhas uma bicicleta rígida ou uma suspensão total com pouco curso, como a Specialized Epic World Cup e quiseres ter acesso ao sistema Flight Attendant, terás de comprar uma suspensão RockShox Sid ou Sid SL com Flight Attendant ou atualizar um modelo de 2021 a 2024 (gerações C1 a E1) com o novo cartucho Flight Attendant Charger Race Day (649€). 

O firmware Fork-Only, que possibilita às suspensões RockShox Flight Attendant funcionarem com bicicletas rígidas, já está disponível, mas é preciso esperar até ao dia 12 de Agosto para que as funções Launch Control e Customizable Auto Mode sejam incorporadas.

Poderás encontrar mais informações em www.sram.com

Etiquetas:

Relacionados