Notícias

Portugal é o segundo país com mais participantes na Leyenda de Tartessos

As inscrições para este evento de BTT espanhol abriram há somente dois meses e já estão cerca de 30 portugueses confirmados para a edição de 2025 que vai decorrer no dia 30 de Janeiro em San Bartolomé de la Torre.

Alejandro Moreno

2 minutos

Portugal é o segundo país com mais participantes na Leyenda de Tartessos

Portugal é o país com mais inscritos no evento de BTT La Leyenda de Tartessos, depois da Espanha. Entre eles, estará Tiago Ferreira, nove vezes campeão de Portugal, duas da Europa e uma do mundo. O atleta de Viseu, vencedor da primeira etapa da edição passada, chega com vontade de repetir o sucesso e lutar pela camisa laranja. 

Também José Dias marcará presença. O campeão nacional de XCM em 2023 e vice-campeão em 2024 (além de vencedor da Epic Andorra Pyrenees 2023), já subiu ao pódio nesta prova, conseguindo duas vitórias em etapas na edição anterior, além de ter terminado em segundo lugar na classificação geral.

Na categoria Master 40, Valério Ferreira também estará presente. Depois de vencer este ano a Fred Olsen Express Transgrancanaria Bike 2024, o atleta está muito motivado para os próximos desafios. 

Na categoria feminina, Celina Carpinteiro marcará presença novamente. A algarvia participou em todas as edições da Leyenda de Tartessos e possui um palmarés impressionante: foi cinco vezes campeã nacional de XCO e XCM, além de vencedora do Tour de Portugal MTB em 2016 e da Brasil Ride, entre outras provas de prestígio. 

No total, quase 30 atletas portugueses estarão na linha de partida em San Bartolomé de la Torre, no próximo dia 30 de janeiro, juntamente com participantes de quase 20 países. Terão de enfrentar no primeiro dia 85 km e 1.500 metros de desnível positivo, numa etapa que terá como novidade os cenários espetaculares das minas de Andévalo.

No segundo dia, o percurso terá como ponto de partida e chegada a localidade fronteiriça de El Granado, cobrindo 80 km com 2.000 metros de desnível positivo. O percurso vai atravessar Sanlúcar de Guadiana, com vista para Alcoutim, em território português, na subida ao Castelo de San Marcos, passando pelo porto de La Laja e subindo ao parque eólico antes de descer até à meta.

A terceira etapa começará no centro de Huelva. Serão 70 km com 700 metros de desnível, por trilhos e caminhos intermináveis, finalizando no Parque de Zafra, ao lado do porto.

O último dia será em Lepe. Serão 45 km rápidos e explosivos, portanto, a concentração e estratégia serão essenciais para desfrutar da parte final da prova.

As inscrições para este evento estão abertas até ao dia 12 de janeiro e poderás encontrar mais informações em www.laleyendadetartessos.com.

Etiquetas:

Relacionados