comitium

Novos pneus Vittoria Corsa Pro: Versões, preços e primeiras sensações

A Vittoria apresentou o Corsa PRO, o seu novo pneu de algodão mais inovador e que é usado pelo pelotão internacional nas provas mais duras do mundo.

Miguel Ángel Sáez

Vittoria Corsa Pro
Vittoria Corsa Pro

Tivemos a oportunidade de estar na apresentação da nova geração dos pneus Vittoria Corsa PRO. Lembramos que os Corsa são dos pneus mais vitoriosos no pelotão internacional, incluindo duas vitórias na Volta a França.

Esta apresentação decorreu em Itália e nela ficámos a conhecer os upgrades realizados, os quais foram feitos após sugestões de equipas de topo como a Jumbo-Visma, a Alpecin-Deceunick, a Education First-Easy Post, a Team DSM, a Astana-Qazaqstan, a Lotto-Dstny, entre outras. 

vittoria corsa pro 1010081d covittoria corsa proia jvittoria corsa prog
 

Estes pneus estão à venda no mercado em duas versões distintas. Por um lado, os Corsa PRO destinam-se a alta competição e são os favoritos dos ciclistas profissionais. Trata-se de um pneu leve, mais flexível e rápido em asfalto em bom estado. 

Por outro lado, a versão Corsa PRO Control é mais indicada para pisos em mau estado - como gravel e pavé - ou em piso molhado. A textura deste pneu é diferente, com saliências na lateral, para uma maior aderência nas curvas e com uma banda central mais gossa que aumenta a proteção contra os furos e prolonga a sua vida útil. 

vittoria corsa pro 1010032d covittoria corsa proia jvittoria corsa prog
 

VITTORIA CORSA PRO, AGORA MAIS RÁPIDO E COM MAIS ADERÊNCIA

Se compararmos com a versão anterior, a nova versão do Corsa PRO rola melhor cerca de 12 a 14%. A resistência contra os furos aumentou 18% na versão tubeless e 7% na versão tubular (topo de gama), enquanto o PRO Control melhorou 19%. 

vittoria corsa pro esquema
 

Tudo isto graças à exclusiva construção baseada no revolucionário método de vulcanização elétrica que une a banda de rolamento com a carcaça. Na banda de rolamento coexistem grafeno e sílica, componentes que somente a Vittoria usa nos seus pneus específicos para competição. 

vittoria corsa pro v04619 covittoria corsa proia jvittoria corsa prog
 

A banda de rolamento adere à carcaça sem qualquer tipo de costura ou cola, sendo um produto 100% integrado. Isto reduz o peso e melhora o desempenho, bem como a qualidade de rolamento do pneu. O Corsa PRO tem uma carcaça de 320 TPI que, além de leve e com grande elasticidade, se destaca pelo conforto adicional em andamento.  

Como referimos antes, estes pneus estão mais leves. A versão PRO agora é 4% mais leve e a PRO Control é 2% mais leve. 

vittoria corsa pro v04844 covittoria corsa proia jvittoria corsa prog
 

Quanto às versões disponíveis, o PRO poderá ser encontrado à venda em tubeless ou versão para câmara de ar. Existirá ainda uma versão tubular. As versões de câmara de ar e tubeless estarão disponíveis em 24, 26, 28, 30 e 32c, enquanto a tubular só em 23, 25, 28 e 30c. Por sua vez, o modelo PRO Control só chegará ao mercado em tubeless, de 26c até 34c. 

vittoria corsa pro ndo5979 covittorivittoria corsa pro corsvittoria corsa pro proivittoria corsa pro jvittorivittoria corsa pro corsvittoria corsa pro prog
 

Por último, destacamos a camada de proteção anti-furos de alta densidade presente no Corsa PRO. É uma camada leve, que está posicionada entre a banda de rolamento e a carcaça. 

Quanto ao preço, reflete o nível de tecnologia empregue nestes pneus, bem como os materiais usados (como a sílica e o grafeno). O Corsa PRO e o Corsa PRO Control custam 94,95€ (cada) na versão tubeless e 119€ na versão tubular. 

prog
 

PRIMEIRAS SENSAÇÕES

Durante a apresentação dos novos Vittoria Corsa PRO tivemos a oportunidade de os testar nos arredores de Bergamo, onde está localizada a sede da marca, mas também em Vittoria Park, um recinto que os italianos criaram no final do ano passado e que serve de circuito de ensaios para o desenvolvimento de novos produtos. Este circuito tem um piso perfeito, mas também secções de gravel e inclusive pavé. 

vittoria corsa pro 101215 covittoria corsa proia jvittoria corsa prog
 

A primeira sensação com que ficámos foi de ser fácil atingir velocidades muito elevadas e sem praticamente nenhuma resistência ao rolamento. Além disso, destacamos a aderência elevada e o conforto. Neste circuito de Vittoria Park existem muitas curvas apertadas e sentimos sempre confiança a curvar, o que denota que a borracha dos pneus nas laterais é de boa qualidade. Também nas acelerações e na travagem sentimos uma aderência muito elevada, justificando o motivo de serem claramente a escolha de várias equipas do pelotão internacional. 

vittoria corsa pro 1010088 covittoria corsa proia jvittoria corsa prog
 

No nosso caso, rolámos com a versão PRO (tubeless na medida 29C), a mais leve e destinada a alta competição. Com 6 bars nos dois pneus, obtivemos um excelente comportamento em termos de aderência, fluidez e conforto. 

Poderás saber mais acerca destes pneus no site da marca. A Vittoria é distribuída em Portugal pela Vic Sports: https://www.vicsports.es/catalogo/vittoria.

Arquivado em:

Air Liner, a aposta antifuros da Vittoria

Relacionado

Air Liner, a aposta antifuros da Vittoria

Novo pneu Vittoria Syerra já disponível

Relacionado

Novo pneu Vittoria Syerra já disponível

Vittoria apresenta o novo pneu Agarro

Relacionado

Vittoria apresenta o novo pneu Agarro

Pirelli P Zero Race TLR

Relacionado

Pirelli P Zero Race TLR: o pneu tubeless mais rápido da marca italiana

Pirelli P Zero Race TT, o pneu mais leve e rápido da gama

Relacionado

Pirelli P Zero Race TT, o pneu mais leve e rápido da gama

Cuidados a ter ao vedar um pneu tubeless pela primeira vez

Relacionado

Cuidados a ter ao vedar um pneu tubeless pela primeira vez

Edição nº11 da revista Ciclismo a fundo já nas bancas

Relacionado

Edição nº11 da revista Ciclismo a fundo já nas bancas