O T47 é um novo sistema de eixo pedaleiro criado pela marca premium de componentes Chris King. O design original foi feito em 2015 e apesar de ter sido bastante badalado nessa altura, a verdade é que no momento do seu lançamento a indústria não adotou este sistema, tendo caído no esquecimento. No entanto, agora parece que o cenário se inverteu e o T47 está novamente na berra, ao contar com o impulso de uma das grandes marcas do setor, a Trek, que o adotou nos quadros dos seus novos modelos de ciclocrosse Crockett 4 e Crockett 5.
O discreto surgimento do T47 na gama da Trek, faz-nos questionar se a marca irá expandir a sua utilização na restante gama a pouco e pouco. Para além disso, fica no ar a dúvida se o T47 será um novo standard, pelo menos dentro da marca norte americana. A Trek é uma das locomotoras do nosso setor e qualquer alteração introduzida por ela desencadeia uma reação no mercado a nível planetário.
O número de eixos pedaleiros e cranques existentes no mercado é dos mais caóticos desde que as duas rodas foram inventadas. Existe um sem número de diferentes diâmetros de alojamentos do quadro, com ou sem rosca, com rolamentos internos ou externos, para 2 diâmetros de eixo (24 ou 30 mm), offsets... Com a apresentação do conceito DUB em 2018 pensávamos que tudo começaria a acalmar, com a simplificação a apenas uma grossura de eixo e de rolamentos, adaptável a diferentes quadros. Mas o T47 é diferente de tudo o que conhecemos. Também visa simplificar, mas requer um quadro especial.
O T47 é um sistema PressFit 30, com roscas. Enquanto o PressFit 30 tradicional é embutido no quadro, o T47 é enroscado num quadro especialmente adaptado, com largura de eixo na ordem dos 68mm, 73mm, 83mm, 86mm e 92mm. Está desenhado para eixo de 30 mm de diâmetro, mas também existem adaptadores para eixo de 24 mm.
Quais são as suas vantagens? Muitos fabricantes apostam nas roscas no pedaleiro, por ser um sistema mais simples de fabricar, e também em termos de manutenção. A versatilidade é outra das vantagens, algo que também está presente noutros sistemas, ao ser compatível com dois tipos de eixo de cranque.
Será que o T47 se vai converter num novo standard? O tempo, e sobretudo as grandes marcas, o dirão. Se apostarem no T47, claramente que sim, embora nós consideremos que este sistema não traz nenhuma vantagem adicional ao que já existe no mercado.