Quando se fala de Pinarello, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as bicicletas usadas pela equipa INEOS Grenadiers, mas não nos podemos esquecer que a marca italiana tem mais de 70 anos de experiência a fabricar bicicletas que já têm no seu palmarés 30 vitórias em grandes voltas. Quem não se lembra das Pinarello fabricadas em aço usadas por Perico e por Indurain, dois dos maiores ciclistas de todos os tempos? A marca foi evoluindo ao longo dos anos e é atualmente uma das mais prestigiadas, com modelos topo de gama exclusivos com preços quase proibitivos.

Apesar do frio, as estradas de Alicante foram o cenário perfeito para testarmos as novas Pinarello.
SOL E CICLISMO
A apresentação dos novos modelos F e X decorreu em Denia (Alicante), um dos locais do mundo com mais ciclistas profissionais por metro quadrado. Durante a pré-época várias equipas estagiam aqui e há muitos ciclistas profissionais que compraram aqui casa, não só devido às condições climatéricas, mas também ao estilo de vida, às excelentes estradas, pouco tráfego e, claro, à gastronomia. Ficámos no mesmo hotel que a INEOS-Grenadiers, a Groupama-FDJ e a Lotto Dstny.
Antonio Dus, atual CEO da marca italiana, salientou que o mercado de gama alta é o que mais está a crescer e fez questão de salientar que a Pinarello é a marca mais vendida no segmento das bicicletas acima de 12.000€, ocupando 20% do total. Uma das prioridades da marca, além de proporcionar bicicletas com o máximo desempenho, é criar as bicicletas mais bonitas do mercado e continuar a ser uma marca que proporcione emoções e vitórias. Isso mesmo foi-nos dito por Fausto Pinarello, filho do fundador da marca.
Tivemos a oportunidade de testar os dois modelos nas estradas típicas da zona, incluindo a subida Cumbre del Sol, que serviu de final de etapa na Volta a Espanha. A F Series mantém os genes de competição da Dogma F, mas é mais confortável. Por sua vez, a X Series sofreu uma mudança radical. A sua geometria - bem como o tamanho - são diferentes, estando o guiador mais perto do selim e numa posição mais elevada. Tanto o quadro como a forqueta absorvem bastante as vibrações do asfalto, convertendo-a numa bicicleta muito confortável para devorar quilómetros.
F SERIES
"Nascida para competir e ganhar". Foi com esta afirmação que o novo modelo F Series foi apresentado, destinando-se a ciclistas experientes que procuram uma bicicleta pronta para competir, mas mais barata do que a topo de gama Dogma F. Este modelo foi desenhado não só para as montanhas mais duras do mundo, mas também para rolar em plano e atingir velocidades elevadas nas descidas, por isso mesmo a marca salienta que é uma bicicleta perfeita para tudo, um modelo versátil que se defende bem em todos os terrenos graças a um design com uma aerodinâmica otimizada no túnel de vento e software CFD.

A sua geometria está baseada no modelo Dogma F, mas é ligeiramente menos agressiva. No entanto, se olharmos, por exemplo, para o tamanho 53 - aquele que testámos - vemos que o Reach (alcance) é somente 2 mm mais curto do que o da Dogma F, enquanto as escoras são 2 mm mais compridas na F Series. São diferenças muito subtis. Existem 9 tamanhos diferentes (na Dogma F há 11), o que é um valor superior ao das marcas rivais, que costuma oferecer entre 6 e 8 tamanhos.
As 6 montagens disponíveis estão divididas entre a F9, F7 e a F5. As duas primeiras são fabricadas em carbono T900, enquanto a F5 é fabricada em carbono T700 (este modelo não estará à venda na Pensínsula Ibérica). Ambos são fabricados pela Toray, marca japonesa líder no setor. O T900 oferece um equilíbrio perfeito entre rigidez, absorção e leveza, enquanto o T700 dá prioridade à absorção. Em todos os casos, são combinadas fibras de alto módulo (HM) e de alta resistência (HT), dependendo da zona do quadro e dos objetivos pretendidos.
Quanto ao peso, a Pinarello não teve em conta só o quadro e a forqueta, mas também os componentes, como o espigão de selim, o avanço, o guiador e pormenores como o aperto de selim. O peso do quadro no tamanho 53 sem pintura ronda os 950g no modelo F9 e F7. Por sua vez, o quadro do modelo F5 ronda os 990g.

Podem ser montados pneus até 30 mm sem comprometer a rigidez nem o comportamento do triângulo traseiro graças a umas escoras curtas (de 406 a 410 mm, dependendo do tamanho do quadro).
O aperto do espigão de selim ao quadro (Front Seat Clamp) é fabricado em titânio com impressoras 3D, sendo mais leve 36g. A zona de aperto também foi melhorada, estando agora mais aerodinâmica.
O design Asymmetric das escoras também está presente na F Series com o objetivo de equilibrar a rigidez lateral, tendo em conta as forças que os travões e a transmissão impõem, melhorando a condução da bicicleta. O próprio tubo da direção é assimétrico para deixar espaço para a mangueira do travão dianteiro.
Devido ao formato do espigão, a bateria dos modelos que incluem transmissões Shimano Di2 está alojada no tubo de selim, mas o acesso é feito pela parte inferior da caixa do eixo pedaleiro, baixando um pouco o centro de gravidade da bicicleta. Graças a este sistema Think 2, o quadro pode ser montado com grupos mecânicos ou eletrónicos.

As montagens F Series estão repartidas da seguinte maneira:
- Versão F9, com grupo Shimano Dura Ace Di2 ou SRAM Red eTap AXS, rodas MOST Ultrafast 40. Cor: branco/preto.
- Versão F7 com Shimano Ultegra Di2 ou SRAM Force eTap AXS, rodas MOST Ultrafast 40. Cor: vermelho/preto.
- O intervalo de preços estará entre os 7.329,00€ e os 11.339,00€ (preços já com o IVA de 6%)
- Também é possível equipar a bicicleta ao nosso gosto.
X SERIES
A nova X Series pode ser definida como uma bicicleta para granfondos ou endurance, mas com ADN de competição, embora o conforto seja o principal objetivo. O peso também foi tido em conta bem como a estética, que é baseada na Dogma F e na F Series.

Esta Pinarello X3 Series está equipada com grupo Shimano 105 Di2 e rodas Fulcrum Racing 800 DB
Também está disponível em 9 tamanhos, mas adota a geometria Endurance+ da Pinarello, que difere bastante da F Series já que o stack (altura do guiador) é 33 mm mais elevado do que na F Series no tamanho 53, o reach (alcance) é 13 mm mais curto e as escoras são mais compridas, bem como a distância entre eixos. Além disso, tanto o ângulo de direção como o de selim foram suavizados.

Tal como na F Series, o carbono utilizado é Toray - neste caso o T600 - e o triângulo traseiro foi desenhado de modo a dissipar as vibrações criadas pelas irregularidades do terreno graças à ligeira curvatura das escoras. Permite usar pneus de até 32 mm de largura, permitindo assim absorver ainda mais a trepidação e aumenta a aderência em todo o tipo de superfícies. O aperto do espigão de selim em titânio é o mesmo da F Series, bem como a cablagem interna e o sistema Asymmetric. O espigão é aerodinâmico, mas tem uma secção menos plana.
Estarão disponíveis três montagens distintas:
- X3 com grupo Shimano 105 Di2 ou SRAM Rival eTap AXS, ambos com rodas Fulcrum Racing 800 DB.
- X1 com grupo Shimano 105 mecânico, rodas Shimano WH RS-171.
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O intervalo de preços estará entre os 5.519,00€ e os 6.719,00€ (IVA a 6%)

VESTUÁRIO PINARELLO
Para além das novas bicicletas, a Pinarello apresentou uma nova gama de vestuário. Os tecidos usados nestas peças de roupa são cem por cento de origem italiana, sendo o design moderno e justo.
Fazem parte da coleção calções, jerseys, cortaventos, entre outros complementos, tanto para homem como para mulher. A coleção Dogma F é a topo de gama, com peças exclusivas e destinadas a competição. Por sua vez, a gama F é mais focada no conforto e está dividida nas linhas F7 e F9.

O tecido inclui fibra de carbono, o qual possui propriedades antiestáticas (absorvendo e dispersando a eletricidade estática criada pelo nosso corpo), bacteriostático (o carbono bloqueia a proliferação das bactérias), termorregulador (excelente condutor do calor), seguro (não é tóxico e não possui aditivos químicos) e duradouro (não se degrada com a passagem do tempo e com as lavagens).
O tecido Stamina Fabric Tech é compressivo e utiliza diferentes tipos de fibras, fornecendo elasticidade, proteção, aerodinâmica e controlo da sudação. E para a menor resistência ao vento possível, é empregue o tecido DragZero, com uma textura desenvolvida no túnel de vento.
Tivemos a oportunidade de vestir durante esta apresentação algumas das peças de vestuário da coleção Dogma F, confirmando o design, ajuste, conforto e qualidade dos materiais usados. Também usámos uma peça de vestuário que está em fase de protótipo e que certamente chegará ao mercado em breve. A marca solicitou o nosso feedback, o qual será tido em conta antes de saírem para as lojas os produtos finais.
