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Novas rodas Zipp 303 SW e 353 NSW com sensor de pressão integrado

A Zipp, marca que pertence à SRAM, acabou de apresentar o sensor de pressão AXS e a gama de rodas NSW equipadas com os novos cubos ZR1 SL e que incluem rolamentos cerâmicos.

José Luis Arce

5 minutos

Novas rodas Zipp 303 SW e 353 NSW com sensor de pressão integrado

Tom Pidcock tem estado a competir com as novas rodas Zipp equipadas com o sistema de monitorização da pressão TyreWiz. Este novo sistema é muito mais compacto e leve do que o anterior e já está disponível no mercado, bem como a nova gama de rodas Zipp 303 SW e 353 NSW.

COMO É QUE SE USA?

Através do novo sensor Zipp AXS podemos estabelecer a pressão ideal dos nossos pneus e monitorizar em qualquer momento. Através da app SRAM AXS e usando o Guia de Pressões (no menú Ferramentas) basta introduzir os dados solicitados e aparecerá um valor recomendado para cada roda. Depois, após sincronização com cada sensor Zipp AXS podemos programar os dispositivos para estas pressões e até dar-lhes alguma tolerância. Com base neste dado, o sensor de pressão de cada roda mostrará através de uma luz se a pressão está dentro desse limite ou se está acima ou abaixo. Isto permite saber se os nossos pneus estão com a pressão adequada em tempo real ou se temos de encher ou retirar ar. 

🟢 Luz verde intermitente = pressão dentro do limite programado. Pressão correta, podemos pedalar!

🔴 Luz vermelha lenta = pressão abaixo do limite programado. Pressão incorreta. Devemos encher o pneu.

🔴 Luz vermelha rápida = pressão acima do limite programado. Pressão incorreta. Temos de retirar ar do pneu.

Se quiseres também podes emparelhar o sensor Zipp AXS com o teu ciclocomputador (se for compatível) e posteriormente analisar os dados no site AXS, vendo como é que evolui a pressão ao longo do tempo. Também permite testar diferentes pressões para ver qual é a melhor solução. E se sofrermos um furo, saberemos quanta pressão perdeu. Outra das mais-valias deste sensor é o facto de servir de manómetro quando, por exemplo, estamos no exterior e temos de usar uma bomba elétrica portátil, uma mini bomba ou um cartucho de Co2. Basta parar de encher quando a luz ficar verde.

O sistema foi desenvolvido para rodas Tubeless - todas as rodas da Zipp usam este sistema - e caso tenhas de usar câmaras de ar (devido a um furo, por exemplo), as Zipp 303 SW e as 353 NSW são vendidas com câmaras de TPU especiais cujas válvulas possuem orifícios laterais compatíveis com o sensor. Sem estas câmaras, o dispositivo não funcionará, embora possas usar qualquer câmara com válvula de rosca em caso de emergência. Nota que não podemos andar com estas rodas sem o dispositivo colocado na roda porque, embora possa ser retirado para fazer eventualmente uma reparação, faz parte da estrutura.

O Zipp AXS pesa cerca de 10g e para a colocação do líquido selante Tubeless há duas formas: ou diretamente no pneu, levantando uma das laterais do pneu, ou usando uma seringa especial fornecida quando compramos estas rodas, que atravessa a válvula de modo a evitar que o líquido possa obstruir os orifícios laterais que estão ligados ao sensor de pressão.

Este sensor está disponivel unicamente nos modelos 303 SW e 353 NSW, convertendo-se nas primeiras rodas que fazem parte do ecossistema SRAM AXS. Cada sensor é alimentado por uma pilha CR2032, ou seja, a mesma usada nos manípulos eletrónicos e medidores de potência da SRAM, que tem uma autonomia de 400 dias. 

ZIPP 303 SW 

Devido à integração do sensor de pressão AXS, a Zipp teve de renovar estas rodas. Assim, as anteriormente conhecidas como 303 Firecrest passam a chamar-se 303 SW (Speed Weaponry), conservando a sua versatilidade e os cubos ZR 1 com rolamentos de aço.

Tal como todas as rodas Zipp, os aros são Tubeless Ready do tipo Hookless, com paredes planas na parte interna, para uma melhor distribuição da resina e uma transição pneu/aro otimizada. Esta estrutura exige usar sempre pneus Tubeless com mais de 28 mm com uma pressão máxima de 5 bar (73 psi). 

Os novos aros têm uma distribuição diferente das lâminas de carbono, sendo agora 10% mais resistentes a impactos e o seu design reduz a possibilidade de furo por esmagamento do pneu. Têm 40 mm de perfil e a secção interna mede 25 mm, portanto o ideal é usar pneus entre 30 a 35 mm.

ZIPP 353 NSW 

Leves a aerodinamicas, as 353 NSW têm aros em carbono com perfil ondulado Sawtooth de 35/40 mm com nós Hyperfoil e são as rodas ideais para os trepadores. E agora com a introdução do sensor de pressão Zipp AXS, passam a ter mais uma característica diferenciadora. Possuem um laminado de carbono diferente e são 16% mais resistentes a impactos. Além disso, passam a incorporar os novos cubos ZR1 SL com rolamentos cerâmicos. 

CUBOS ZIPP ZR1 SL 

Os novos cubos Zipp ZR1 SL com rolamentos cerâmicos substituem os Cognition que vinham de origem na gama NSW. São fabricados na Alemanha e apesar de o design ser semelhante ao do modelo ZR1, o corpo e os rolamentos são mais leves. Pesam 304g (são 30g mais leves do que o modelo anterior) e os rolamentos cerâmicos estão revestidos com um material que suporta melhor as agruras do clima e, segundo a marca, aguentam 96 horas submergidos em água salgada sem ficarem oxidados. 

Os ZR1 SL têm as mesmas tampas, eixos e cepo dos ZR1 equipados na gama SW e possuem um sistema de seis linguetes emparelhados, fazendo com que estejam sempre três engrenados, para oferecer 66 pontos de engate.

As rodas Zipp NSW equipadas de origem em bicicletas novas estão montadas com os novos cubos ZR1 SL com rolamentos de aço e carbono, podendo ser substituídos por cerâmicos, como os encontrados em todas as rodas Zipp NSW vendidas no mercado. Também podem ser comprados à parte os cubos ZR1 SL, bem como cepos para cassetes SRAM (XDR), Shimano (HG11 e Microspline) ou Campagnolo (N3W). Os cubos ZR1 SL custam 280€ (dianteiro) e 500€ (traseiro). 

ZIPP 454 NSW E 858 NSW 

A Zipp aproveitou o lançamento destes novos cubos para atualizar as outras rodas NSW da gama, que se caracterizam pelos seus aros de perfil ondulado com 23 mm de largura interna. Ou seja, as 454 NSW com 53/58 mm e as 858 NSW com 82/85 mm trazem de origem estes novos cubos e agora são mais baratas. Mas por enquanto não incluem o sensor de pressão. 

COMPORTAMENTO

Tivemos a oportunidade de testar um par de rodas Zipp 303 SW e se nunca andaste numas hookless, fica atento. Antes de comprar umas rodas destas convém ter a noção da importância de respeitar a pressão recomendada e saber usar as tecnologias digitais para realmente tirar partido das suas características. Tudo é muito simples de usar, inclusive a aplicação SRAM AXS, portanto não é um bicho de sete cabeças. 

Por exemplo, devemos usar estas rodas com pressões bastante mais baixas do que aquelas que muitos usam no dia a dia. Por exemplo, peso menos de 70 kg, a minha bicicleta pesa 7 kg e montei uns pneus de 30 mm. A pressão recomendada são 4 bar, o que representa quase metade do que usava há meia dúzia de anos. 

E de facto faz toda a diferença. São umas rodas que rolam muito facilmente e o seu perfil é ideal para a maioria das situações e terrenos. Montámos uns pneus Goodyear Vector R Z30 SW de 30 mm e o "casamento" do aro com o pneu foi fantástico. Nota-se menos deformação e atrito, além de proporcionar mais absorção, aderência lateral, estabilidade e, inclusive, mais aerodinâmica. 

 

O sensor é muito discreto e prático, mas requer alguns conhecimentos técnicos. Basta rodar a roda e observar a cor que aparece no sensor. Além disso, nós é que decidimos qual é a tolerância, portanto não é a marca que nos impôe um valor. Este sistema também é prático quando temos de encher uma roda na estrada e não possuímos um manómetro, evitando assim exceder a pressão em caso de avaria.

CARACTERÍSTICAS DAS NOVAS RODAS ZIPP

 

Poderás conhecer toda a gama de rodas Zipp, bem como as suas tecnologias e vantagens em www.zipp.com.

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