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Nova Merida One-Twenty: mais curso e mais acessível

A Merida desenvolveu um novo quadro de alumínio para os seus dois novos modelos de suspensão total: a One-Twenty de 130 mm de curso (para Trail) e a Ninety-Six Lite de 110 mm de curso (para maratonas). 

Ivan Mateos

3 minutos

Nova Merida One Twenty

A Merida redesenhou a One-Twenty, a bicicleta de suspensão total da marca que mais atenção tem recebido do público nos últimos tempos, mas não convém esquecer que este mesmo quadro serve de base para a nova versão acessível (em termos de preço) da Ninety-Six, que agora tem mais curso, para maratonas e algumas incursões em trail mais ligeiro. 

No caso da Merida One-Twenty, a última remodelação aconteceu em 2019. A nova versão está mais polivalente, simples e muito eficaz. Tem qualidades melhoradas quando nos deparamos com subidas e em descidas é super eficaz, sendo divertida e acessível do ponto de vista económico, além de ter uma manutenção muito fácil. O resultado está à vista!

A nova One-Twenty de 2024 tem um quadro em alumínio totalmente novo e repleto de tecnologias, com montagens sóbrias. O curso aumentou, tendo agora 130 mm, as rodas são de 29 polegadas e tanto o sistema de amortecimento como a geometria foram atualizadas, seguindo os novos standards da marca. O peso do quadro no tamanho M e sem amortecedor ronda 3.100 gramas. 

Uma das coisas que salta à vista é a atualização feita no sistema de amortecimento, denominado P-Flex - já usado em outros modelos da marca - cujo rasgo visual que mais se nota é a mudança da localização do amortecedor, que passa de uma posição vertical para horizontal. No entanto, o mais interessante é a ausência de pontos de articulação entre as escoras superiores e inferiores. Graças à elasticidade do alumínio e à forma específica dos tubos, o triângulo traseiro pode fletir perto da zona das ponteiras, o que faz com que seja desnecessário adotar pivôs. A construção do triângulo traseiro é mais simples e além de poupar peso, acrescenta rigidez. 

Embora ainda existam alguns negacionistas que não admitem a possibilidade de o alumínio suportar a flexão ao longo do tempo, os exaustivos testes realizados pelo Instituto Zedler não só aos quadros One-Twenty como One-Sixty de alumínio (com 160 mm de curso), demonstraram que superam com distinção os standards do setor, eliminando qualquer dúvida quanto à sua fiabilidade e durabilidade a longo prazo. Aliás, a Merida oferece garantia vitalícia para o primeiro comprador. 

 

A absorção do sistema P-Flex tem uma maior progressividade para ajudar a amortizar os impactos mais fortes. O efeito anti-squat tem valores que rondam os 100% no ponto de sag, o que ajuda a manter uma pedalada eficiente, diminuindo posteriormente à medida que o curso aumenta para minimizar a influência da corrente no amortecimento. E como tem um valor anti-rise abaixo dos 100% em todo o curso, o amortecedor continua ativo durante a travagem. 

A geometria da nova One-Twenty foi alvo de atualizações de relevo, como a verticalização do ângulo de selim (78,5º), criando uma posição de condução equilibrada por cima do eixo pedaleiro para uma pedalada eficiente e subidas robustas, enquanto o ângulo de direção foi diminuido (66º) para aumentar a estabilidade nos singletracks. O reach aumentou 30 mm face ao anterior, para obter uma geometria progressiva. 

Por falar em geometria, o sistema de tamanhos Agilometer - introduzido pela primeira vez nos modelos One-Forty e One-Sixty - chega agora à One-Twenty. Basicamente permite escolher o tamanho independentemente do comprimento do tubo de selim ou da altura do ciclista, selecionando o tamanho em função da manobrabilidade e do alcance desejados. Quem procura mais estabilidade deve escolher um tamanho maior, enquanto quem procura agilidade, deve optar por um mais pequeno, com menor alcance. 

O quadro está repleto de detalhes, alguns habituais como uma multiferramenta incluída debaixo do selim, enquanto outros são novidade. O aperto do eixo da roda inclui duas chaves allen, o tubo diagonal tem proteções de borracha, bem como as escoras, 

A direção Acros está incluída de série e toda a cablagem segue pelo seu interior. Esta zona tem espuma para evitar ruídos. 

Tem roscas para dois portabidons e para instalar uma bolsa de ferramentas na parte inferior do tubo horizontal do triângulo dianteiro. 

A Merida One-Twenty está disponível em 3 versões: One-Twenty 300, 600 e 700, em duas cores cada uma e do tamanho XS ao XL.

Para além disso, a Merida criou a Ninety-Six com o mesmo quadro de alumínio e que passa a ser uma alternativa mais acessível à popular Ninety Six de carbono. Tem 110 mm de curso à frente e atrás e montagens destinadas a maratonas. Há duas versões: Ninety-Six Lite 400 e XT-Edition. 

Poderás encontrar mais detalhes em www.merida-bikes.com

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