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Nova Canyon Aeroad: velocidade pura

A nova versão da Canyon Aeroad está mais leve e aerodinâmica, convertendo-se no modelo mais completo da marca alemã.

JOSÉ LUIS ARCE. FOTOS: CÉSAR CABRERA

5 minutos

Nova Canyon Aeroad velocidade pura

A Canyon renovou a sua bicicleta de estrada mais competitiva, sendo também uma das mais vendidas. É a bicicleta preferida do atual campeão do mundo, Mathieu van der Poel e é usada pelas equipas Alpecin-Deceuninck, Movistar e Canyon-Sram. A quarta geração desta bicicleta está mais aerodinâmica e rápida, baseando as melhorias no quadro, forqueta, espigão de selim e cockpit integrado. 

No cômputo geral, o quadro Aeroad tem tubos mais finos e a parte dianteira foi otimizada aerodinamicamente. 

QUADRO

Os ciclistas profissionais patrocinados pela marca pediram à Canyon que tornasse o quadro mais flexível atrás, para superar melhor os setores de pavé, mas sem perder as qualidades aerodinâmicas. Para proporcionar este conforto exigido pelos atletas, a marca reduziu o triângulo traseiro, diminuindo o volume da zona do pedaleiro e das escoras, bem como do tubo vertical, que agora é mais comprido, para não prejudicar a rigidez. 

A união entre as escoras e o tubo de selim mudou, para dividir melhor o pico de potência a que é submetido, equilibrando a capacidade de absorção. 

O tubo diagonal também foi otimizado, bem como a testa da direção. Esta secção perdeu um pouco de rigidez, mas em compensação o tubo horizontal está mais grosso. Também a forqueta foi alterada, estando agora mais esbelta. Todas estas alterações fazem com que a nova Aeroad mantenha a capacidade aerodinâmica, mas tenha uma relação peso/rigidez melhor.

O peso oficial do quadro no tamanho médio, com a pintura minimalista (Stealth) e os acessórios é de 960 gramas, ou seja, é 30 gramas mais leve do que o anterior. A forqueta é 10g mais leve, portanto no total o peso baixou 40g. Parte desta "cura de emagrecimento" deve-se ao novo processo de fabrico que permite que a parte interna do quadro seja tão fina como a exterior, otimizando a quantidade de carbono e resina utilizada. 

Há mais detalhes que à primeira vista não notamos, mas depois de passarmos algum tempo a testá-la ficam à vista, como as ponteiras com roscas ocultas, a patilha de alojamento do desviador que pode ser desmontada, a placa protetora da escora direita e um íman para os potenciómetros Shimano. 

Quanto ao eixo pedaleiro, é um PressFit 86. 

FORQUETA

A forqueta mantém um perfil homogéneo para melhorar o aspeto aerodinâmico. O rolamento inferior da direção assenta sobre um copo de titânio na cabeça da forqueta e o rolamento superior Acros com sistema em aço e rolamentos cerâmicos, é mais estanque e resistente.

A direção tem novas juntas com isolamento duplo. Deste modo, os rolamentos ficam protegidos da sujidade, água, lama e lavagens à pressão, aumentando a sua resistência, minimizando a necessidade de manutenção e maximizando a suavidade. As ponteiras da forqueta têm inserções de borracha de modo a que quando apoiamos a forqueta no chão (por exemplo, para apoiar a bicicleta após retirarmos a roda dianteira devido a um furo ou quando retiramos a bicicleta do carro), ela não fique riscada. 

ESPIGÃO DE SELIM

O tubo de selim é mais minimalista, logo o espigão também tem um perfil menor. A zona de alojamento do selim possui agora dois ajustes independentes: o parafuso traseiro regula a inclinação do selim e o parafuso lateral modifica o avanço ou recuo do mesmo e permite o aperto final. Além disso, conta com duas pequenas roscas para fixar acessórios, quer seja uma luz de presença ou um porta-dorsais. O espigão tem 10 mm de recuo, mas também existe uma versão reta. Quanto ao aperto do espigão de selim, continua a ser feito pela parte superior do tubo horizontal. 

GUIADOR

O novo cockpit Pace Bar tem 20 mm de regulação em altura (5 mm a mais do que antes) e já não tem a cunha metálica da versão anterior. Além disso, permite modificar a largura de 370 a 420 mm a cada 25 mm. Este cockpit vem de série em comprimentos de 70 a 120 mm, no entanto podes comprar em separado em todos estes tamanhos e inclusive numa versão de 140 mm. 

Agora as extremidades do guiador podem ser retiradas facilmente, uma solução que é perfeita quando temos de empacotar a bicicleta para uma viagem. Mas há mais... As extremidades podem ser substituídas por outras mais aerodinâmicas sem ser necessário retirar as mangueiras dos travões de disco. A Canyon também vende este cockpit à parte por 229,95 euros.

Além das eventuais vantagens aerodinâmicas (14 watts quando rolamos a 45 km/h), temos de contar com a mudança ergonómica proporcionada. As manetes ficam mais inclinadas para dentro e as pontas para fora, com uma abertura lateral de 19º, dando mais liberdade de movimentos quando queremos sprintar. 

A rigidez do conjunto é elevada e convém ter em conta três aspetos: a estrutura com um formato muito próprio, a sobreposição das peças que o compõem e a precisão necessária para a sua montagem (tem uma tolerância mínima para evitar possíveis folgas).

Outra grande vantagem do PACE Bar é o sistema de fixação central Gear Groove, que permite fixar o ciclocomputador, o smartphone ou o inovador sistema de extensores de triatlo ou contrarrelógio Pace T-bar (199,95 euros), ideal para ciclistas ou triatletas que pretendem ter uma única bicicleta para várias especialidades. O espigão de selim sem recuo SP0078 (199,95 euros) também pode ser um complemento ideal oara conseguir uma posição confortável. 

Todos os parafusos da nova Canyon Aeroad são de titânio e os apertos têm de ser feitos com chave Torx T25, portanto só é necessário ter uma única ferramenta para ajustar os seus componentes (tanto no quadro, como no guiador e no espigão). Aliás, esta chave está incluída na alavanca dos eixos passantes.

COMPORTAMENTO

O conjunto composto pelo quadro, forqueta, direção, cockpit e espigão de selim pesa 2.070g. Graças ao novo design do quadro Aeroad, agora a Canyon permite a montagem de rodas com menos perfil, passando de 62 para 50 mm, o que baixa o peso geral, aumentando a dinâmica, facilitando as acelerações e propocionando uma melhor sensação nas subidas.

Esta Canyon Aeroad CFR montada com Shimano Dura Ace Di2 (incluindo potenciómetro) e rodas DT Swiss RRC 1100 (50 mm de perfil) pesa exatamente 7,05 kg no tamanho S com sistema tubeless, mas sem pedais nem grades de bidon. Cada porta-bidon CFR de carbono pesa 14g, a luz traseira chega aos 24g e o suporte de ciclocomputador 31g.

Isto significa que pesa mais meio quilo do que o modelo Ultimate, com um equipamento similar. O comportamento da Aeroad e da Ultimate é muito semelhante, já que ambos partilham a geometria Pro Sport, bem como um perfil de rodas parecido. A nova Aeroad é mais fácil de manobrar, sendo menos "rígida" do que a anterior, respondendo com mais agilidade e mantendo a inércia em terrenos rápidos. É muito equilibrada e polivalente, leve e confortável, conservando a sua aerodinâmica e rigidez. 

A Canyon afirma que esta nova versão volta a ser a bicicleta mais rápida do pelotão World Tour, contando com uma vantagem aerodinâmica de 2,5 watts face à sua rival mais direta, após um comparativo feito num tunel de vento GST a uma velocidade simulada de 45 km/h, com rodas DT Swiss 1100 de 50 mm de perfil equipada com pneus Schwalbe Pro One TLE de 25 mm à frente e 28 mm atrás. 

Podes montar pneus de até 32 mm e este modelo está disponível em seis versões segmentadas em dois níveis: CFR (topo de gama, equipada com Dura Ace Di2 ou o novo SRAM Red AXS) e CF SLX (com um quadro 100g mais pesado, disponível com transmissões eletrónicas e a preços bastante competitivos. 

Poderás conhecer todos estes modelos em https://www.canyon.com

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