comitium

Exclusivo nacional: já conhecemos a nova Cannondale F-Si 2019

Desenhada para a competição, a nova F-Si adapta-se como um camaleão aos circuitos da Taça do Mundo de XC. E quais são os seus segredos? Um novo quadro e a nova Lefty Ocho.

Mountainbikes.pt

Esta é a nova Cannondale F-Si 2019
Esta é a nova Cannondale F-Si 2019

A marca de Connecticut (EUA) procurou criar uma bicicleta rígida com quadro em fibra de carbono e com rodas de 29" que fosse ainda mais rápida em todas as ocasiões, seja a subir como a descer. Para tal, o quadro recebeu um conjunto de melhorias, mas a diferença mais notável aparece na parte frontal, com a chegada da nova e revolucionária suspensão Lefty Ocho, agora numa única peça. 

MAIS LEVE, MAIS CONFORTÁVEL

O quadro mantém os conceitos de design da F-Si anterior, mas as suas qualidades foram aperfeiçoadas procurando eficiência e conforto. Utiliza fibra de carbono Ballistec em duas terminações, o standard e o Hi-Mod nas versões de alta gama, com maior presença de fibras de alto módulo, mais leves e mais rígidas.

O quadro pesa menos 80 gramas do que o anterior, pesando agora o quadro 900 gramas no tamanho M. Não é o mais leve do mercado, mas a Cannondale não quis sacrificar as prestações em detrimento do peso. A bicicleta completa pesa à volta dos 8,4 kg na versão World Cup.

As medidas mudam ligeiramente, sendo agora mais comprida na parte frontal. O ângulo de direção está mais relaxado (tem agora 69 graus), visando melhorar as aptidões em descidas técnicas. 

O aperto do espigão de selim tradicional desaparece, optando por um parafuso oculto debaixo do tubo horizontal que aciona um piston de bloqueio (aliás, tal como as versões de topo de estrada da marca). Esta alteração permite reduzir a altura do colar do tubo vertical, ficando o espigão mais exposto e aumentando assim a sua absorção em cerca de 8%. O objetivo foi aumentar a absorção e o conforto traseiro, para além disso, as escoras SAVE também foram adelgaçadas em termos de diâmetro. 

No triângulo traseiro reside a explosividade da F-Si. A tecnologia Ai, que desloca a transmissão 6 mm para o exterior, facilita que as escoras sejam curtas (427 mm), admitindo pneus até 2,35". A nova F-Si tem um eixo traseiro Boost, com um engenhoso sistema de eixo passante com ponta aberta que permite a extração da roda sem separar o eixo do cubo. 

A F-Si estará disponível em 6 versões para homem e 1 para mulher, com preços que deverão rondar entre os 2.000 euros e os 8.600 euros. 

RAINHA DA SUAVIDADE

18 anos depois da chegada ao mercado da primeira Lefty, a suspensão que cimentou a controvérsia no mundo do BTT pelo seu conceito monobraço, a nova versão perdeu uma parte da sua estrutura. 

A nova Lefty Ocho aproxima-se mais de uma suspensão convencional, com a utilização de uma única placa. Esta perda não só baixa o peso (cerca de 250 gramas menos do que a anterior Lefty 2.0), mas também aumenta a facilidade de ser instalada em qualquer quadro do mercado. Também facilita a redução da altura do guiador, bem como a utilização numa direção convencional. 

A Lefty está disponível em dois materiais, fibra de carbono com tubo de direção numa única peça, e alumínio. O peso da primeira situa-se à volta dos 1.445 gramas, sendo 250g mais leve do que a segunda. 

O sistema de rolamentos foi redesenhado aparecendo o Delta Cage. Agora a barra desliza sobre três pontos, havendo 12 agulhas em cada pista. Os rolamentos autoajustam-se, desaparecendo o efeito de migração que requeria por vezes um reajuste. A utilização deste tipo de rolamentos, característica exclusiva da lefty, reduz as fricções internas praticamente a zero. 

O sistema hidráulico é totalmente novo. A recuperação passa a situar-se na parte inferior, pois a superior incorpora um piston flutuante que melhora a absorção de impactos a alta velocidade, bem como a estabilidade sob aquecimento. 

A câmara de ar principal gera pressão na negativa. E o tamanho da câmara pode ser modificado através de espaçadores de volume, sendo possível introduzir até quatro. A válvula de précarga passa a estar na parte frontal, facilitando o seu acesso e manipulação. 

Oferece um ajuste da compressão em baixa velocidade, para personalizar o tato se a suspensão estiver excessivamente suave. Possui igualmente um comando de bloqueio por cabo a partir do guiador. 

A Cannondale não negligenciou um dos pontos que podiam ser melhorados na sua anterior Lefty, estando esse assunto agora resolvido. Para desmontar a roda lateralmente primeiro é preciso desmontar a pinça de travão. 

Até agora, os dois parafusos que fixavam o adaptador à suspensão tinham que ser manipulados, mas na nova Lefty Ocho a operação foi facilitada: o novo sistema liberta a pinça em apenas 5 segundos, bastando rodar um parafuso central em menos de 180 graus. Um mecanismo impede a ativação acidental.

Sabe mais em www.cannondale.com. 

 

Arquivado em:

Cannondale volta ao Dirt com o lançamento da DAVE

Relacionado

Cannondale volta ao Dirt com o lançamento da DAVE

Quadros Cannondale Scalpel à venda em edição especial

Relacionado

Quadros Cannondale Scalpel à venda em edição especial

Queres comprar outras rodas para a tua Cannondale? Lê este artigo...

Relacionado

Queres comprar outras rodas para a tua Cannondale? Lê este artigo...