ADAPTAÇÃO
Em colaboração com a RBAT, uma empresa de engenharia nascida na equipa de Fórmula 1 Red Bull Racing, foram feitas várias investigações e testes na nova Speedmachine, tanto laboratoriais, como no terreno, incluindo no túnel de vento.
A unidade de hidratação integrada tem um perfil aerodinâmico e está localizada na parte inferior da bicicleta (por cima do pedaleiro), além disso, esta bicicleta incorpora um espaço de armazenamento traseiro atrás do tubo de selim.
Ao oferecer uma gama mais ampla de guiadores e extensores, os ciclistas podem permanecer numa posição aerodinâmica durante mais tempo, com uma estabilidade que lhe permite usar rodas de perfil mais alto.
CONTROLO E VELOCIDADE
Através da parceria entre a RBAT e a BMC, os engenheiros conseguiram explorar mais a conexão entre o ciclista e a bicicleta, compreendendo melhor a reação na estrada, para uma maior previsibilidade e manobrabilidade, o que aumenta a confiança e, consequentemente, a velocidade.
Ao separar e interromper o fluxo de ar gera-se uma força descendente, tal como acontece com os spoiler traseiros dos carros de competição, o que também melhora a manobrabilidade. O controlo da passagem do ar através das formas dos tubos foi estudado, em especial na zona do tubo da direção e no exclusivo spoiler situado debaixo da ponte da forqueta. Os braços da forqueta são largos, ajudando o ar a passar fluidamente.
O novo quadro é composto unicamente por 20 peças, uma redução significativa face à Timemachine Disc e que implicou uma redução de peso na ordem dos 500g.
Também foi simplificada a desmontagem, uma mais-valia enorme em viagens. Basta desapertar quatro parafusos para desencaixar o conjunto do guiador e uma braçadeira vertical facilita a desmontagem do espigão de selim para guardar a bicicleta numa mala ou caixa.
TESTES EM CONDIÇÕES REAIS
Quando a equipa BMC Pro Tri testou esta bicicleta em Lanzarote em condições bastante duras, os triatletas comentaram que ela proporcionava uma estabilidade inigualável e uma tração e transferência de potência superiores em comparação com uma bicicleta de estrada.
Max Neumann, triatleta profissional da BMC Pro Thriatlon Team, comentou: "Estou a usá-la há várias semanas e a verdade é que não se pode pedir mais a uma bicicleta de contrarrelógio. A diferença mais notória face à Timemachine é a estabilidade a alta velocidade, em subidas e ventos cruzados. E está mais leve, portanto consegue enfrentar subidas como se fosse uma bicicleta de estrada, mas em plano é mais rápida do que qualquer bicicleta que já experimentei".
Ben O´Connor, ciclista profissional da equipa World Tour AG2R Citroen, afirmou: "É realmente impressionante, é uma mudança radical. O principal ponto positivo é a manobrabilidade e a estabilidade, que melhoraram significativamente, especialmente nas descidas. Também acontece nas subidas, já que é mais rápida e reativa, algo muito importante numa boa bicicleta de contrarrelógio, dado que os percursos costumam incluir curvas técnicas, descidas e subidas rápidas".
Já está disponível em duas montagens: 01 LTD - por cerca de 15.000 euros - e 01 TWO - por cerca de 9.000 euros - enquanto o kit 01 MOD composto pelo quadro, forqueta, guiador, extensores, avanço, espigão de selim e sistemas de armazenamento, pode ser adquirido por um preço a rondar os 5.200 euros. Poderás encontrar mais detalhes em www.bmc-switzerland.com.