As revistas líderes de vendas em Portugal no segmento do ciclismo (BIKE, Ciclismo a fundo e e-BIKE) sempre estiveram de braços dados com o site www.mountainbikes.pt, uma plataforma que começou em 2017 e que em 2024 atingiu números de audiência estratosféricos.
A equipa que todos os dias produz tanto as revistas como o site é composta unicamente por jornalistas com carteira profissional, todos eles com mais de 18 anos de experiência no setor, e essa é a principal mais-valia.
Ao longo destas quase duas décadas tivemos a oportunidade de conhecer o setor por dentro e vimos a indústria dar muitas voltas. Viajámos por todo o mundo, conhecemos pessoas fantásticas, lugares incríveis e testemunhámos momentos que ficarão para sempre na nossa memória.
Também estamos envolvidos há anos na promoção da utilização da bicicleta como meio de transporte e fortemente empenhados na redução do IVA na compra de bicicletas. Felizmente fomos ouvidos pelas entidades competentes e o fruto de todos os artigos que escrevemos está agora visível: foram aprovados projetos de criação de mais ciclovias, mais apoios estatais na aquisição de bicicletas e utilização de Fundos Europeus.
A partir de Janeiro de 2025 vais poder consultar no site www.mountainbikes.pt mais e melhor conteúdo, sempre com a qualidade que encontravas nas revistas BIKE, Ciclismo a fundo e e-BIKE. O site já era líder em Portugal e agora queremos crescer além fronteiras, com a ajuda da Inteligência Artificial. A potencialidade de evolução é infinita.
TRANSIÇÃO
2024 foi um ano de transição, dado que tomámos uma decisão difícil, mas necessária. Embora as revistas BIKE, Ciclismo a fundo e e-BIKE sejam líderes em Portugal, decidimos em 2025 migrar a cem por cento para o digital. Isto significa que o site dedicado a ciclismo, BTT, gravel, e-bikes e mobilidade urbana mais consultado no país - www.mountainbikes.pt - vai passar a ser "a casa" de todos os conteúdos premium que até agora só publicávamos em formato print. E com a vantagem de ser gratuito.
Tomamos esta decisão com a consciência de que alguns dos milhares de leitores que felizmente ganhámos ao longo dos anos, não vão gostar, mas queremos explicar os motivos.
Por um lado, o formato digital permite-nos estar atualizados 24h por dia, sete dias por semana, algo que era impossível no formato em papel. Por outro, é no digital que estamos a atingir valores de audiência gigantes, maiores do que qualquer outro site do setor e só compatíveis com plataformas ligadas ao futebol ou sites noticiosos de referência.
Esta transição significa que vais poder continuar a ler todos estes artigos que publicamos nas revistas BIKE, CICLISMO A FUNDO e E-BIKE no site www.mountainbikes.pt.
Além disso, vamos dar um salto de qualidade, produzindo ainda mais artigos por dia e incrementando o número de dicas, entrevistas, testes, comparativos, vídeos, artigos de investigação, mecânica, saúde, treino, competição, tecnologia e temáticas pouco exploradas como as viagens e os bastidores da indústria.
Vamos aumentar a qualidade e a quantidade de artigos, tudo isto sem teres de gastar um euro a consultar o nosso site. E se tiveres alguma sugestão, algum artigo pertinente que gostarias de ver no site, envia para cpinto.bikemagazine@gmail.com. Prometemos dar feedback.
AGRADECIMENTO
Não posso deixar de agradecer todo o apoio dos nossos seguidores, bem como das marcas que apoiam o nosso projeto. É devido a vocês que temos crescido e é graças ao vosso feedback que vamos evoluindo. Também aproveito esta oportunidade para agradecer a todos os colaboradores em Portugal e no estrangeiro que ajudam diariamente o site www.mountainbikes.pt a crescer. Tudo isto só faz sentido com a vossa colaboração.
Por último, quero transmitir uma mensagem de serenidade ao setor das bicicletas. Toda a indústria das duas rodas (produção, distribuição, retalho) está a atravessar uma fase complicada e embora o cenário tenha sido negro principalmente no último ano, acredito que, com resiliência, trabalho e foco, em 2025 poderá ocorrer novamente uma fase de crescimento, sobretudo em segmentos chave, como as elétricas, as bicicletas de gravel e a mobilidade.
Vemo-nos nos trilhos e na estrada. Feliz 2025!