Mudaram tantas coisas que é impossível resumi-las em poucas palavras. Quase podemos dizer que da anterior F-Podium só mantem o nome e o ADN de competição.

Primeiro, a nova F-Podium deixa de estar disponível em duas versões com cursos distintos, como antigamente. Portanto, já não há uma versão mais focada na competição, com 100-110 mm de curso, e uma de Down Country (de 115-120 mm). A nova versão tem 110 mm atrás e 120 mm na suspensão dianteira.

Em todo o caso, os pilares da Mondraker mantêm-se, como o sistema de amortecimento Maestro, a geometria Forward e a construção Stealth Air. Tudo isto com muitas alterações, como iremos ver já a seguir.
MODIFICAÇÃO TOTAL
O sistema de amortecimento tem um nome diferente, ou melhor, sofreu uma atualização. Passa a chamar-se Updated Zero Suspension System e sofreu os mesmos updates da nova e-bike leve Neat da marca, mas com uma configuração diferente na qual o amortecedor passa a estar colocado numa posição mais baixa e mais virada para a roda traseira, oscilando diretamente no basculante em vez de no link inferior, como antigamente. O guardalamas que protege esta zona também foi redesenhado, estando ainda mais perto da roda traseira.

Como é lógico, isto faz com que a cinemática seja nova, procurando uma capacidade de amortecimento superior, com uma sensibilidade inicial e uma progressividade final otimizadas. Tudo isto com o Cross Country moderno como foco principal.

A tração traseira é gigante e embora o amortecimento tenha sido melhorado, curiosamente o tamanho do amortecedor é mais pequeno (menos 20 mm de comprimento entre eixos). Além disso, é mais leve.

Outro dado curioso é o facto de os novos amortecedores utilizarem sistemas hidráulicos de três posições, tanto nas montagens com RockShox, como Fox.

Outra das consequências da nova localização do amortecedor é que permitiu que o triângulo traseiro ficasse mais compacto. As escoras são mais finas e permitem usar pneus de até 2.4". A marca alega que assim o quadro ficou mais rígido, reforçado e mais resistente.

O link superior, fabricado em fibra de carbono, está mais compacto, passando a ter o nome de Carbon Monoblock.
O quadro pesa menos de 2 kg, e agora passa a ter 110 mm de curso traseiro e 120 mm de curso dianteiro.
O peso total do quadro é inferior a 2 kg, mais precisamente 1.950 gramas.

Uma das vantagens do novo design é que o tubo de selim tem uma profundidade maior, o que permite usar espigões mais compridos, inclusive espigões telescópicos. Aliás todos os modelos F-Podium trazem este componente, excepto a versão mais barata.

Em termos de geometria, o ângulo de direção tem 66,5º, enquanto o ângulo de selim está mais vertical, chegando agora aos 76º. O Reach cresceu até aos 455 mm no tamanho M e o comprimento entre eixos aumentou entre 14 e 30 mm, dependendo do tamanho do quadro. Quanto ao comprimento dos avanços - aspeto importantíssimo em termos de geometria - a marca optou por modelos de 50 mm nos tamanhos S e M, 60 mm no tamanho L e 70 mm no XL.

O triângulo dianteiro ficou com mais espaço livre, o que permite a instalação de um segundo porta-bidon. Em vez de ser no lugar clássico, ou seja, no tubo vertical, fica alojado debaixo do tubo superior, tal como acontece noutras marcas. E de série inclui porta-bidons magnéticos da marca Fidlock.

Agora, o tubo superior é totalmente reto, perdendo a característica curva que caracterizava os modelos anteriores. E a cablagem entra agora pelos copos da direção, ocultando os cabos e as mangeiras.

Na sua silhueta, a transição entre o tubo principal e as escoras salta à vista, com arestas que criam uma espécie de continuidade visual e proporcionam um aspeto muito sólido e reforçado. O pedaleiro é um BB73 de rosca BSA.

A marca de componentes OnOff forneceu o novo cockpit fabricado numa só peça em carbono denominado Integrated Carbon, o qual estará equipado de série somente no modelo RR SL topo de gama, e com comprimentos (de avanço) ligeiramente diferentes (entre 55 e 75 mm, dependendo do tamanho). Em termos de largura, tem 760 mm.
MODELOS
A nova F-Podium estará disponível em quatro versões, todas elas com o mesmo quadro de carbono Stealth Air, as quais deverão chegar às lojas no final do próximo mês de Novembro de 2023.

F Podium RR SL

F-PODIUM RR SL.
Suspensão RosckShox SID Ultimate 3 posições. Amortecedor RockShox SIDLuxe Ultimate 3p. Transmissão SRAM XX SL Eagle T-Type. Travões SRAM Level Ultimate. Espigão RockShox Reverb AXS Stealth. Rodas Mavic Crossmax SL Ultimate.

F Podium RR

F-PODIUM RR.
Suspensão Fox 34 SC Factory 3 posições. Amortecedor Fox Float SL Factory 3p. Transmissão SRAM X01 Eagle. Travões SRAM level Bronze 2P Stealth. Espigão OnOff Pija ajustável. Rodas Mavic Crossmax carbon XL R.

F Podium R

F-PODIUM R.
Suspensão Fox 34 SC Performance 3 posições. Amortecedor Fox Float SL Performance 3p. Transmissão SRAM X01 Eagle. Travões SRAM level Bronze 2P Stealth. Espigão OnOff Pija ajustável. Rodas Mavic Crossmax carbon XL S.

F Podium

F-PODIUM.
Suspensão RosckShox SID Base RL 3 posições. Amortecedor RockShox SIDLuxe 3p. Transmissão SRAM GX/NX Eagle. Travões SRAM Level T. Rodas Mavic Crossmax.
Poderás obter mais informações em mondraker.com










