comitium

Mondraker Summum Carbon 2022 apresenta upgrades na geometria, no design e no sistema MIND

A Mondraker melhorou o modelo Summum Carbon de Downhill em termos de design, geometria, suspensões, e mesmo no seu sistema de telemetria MIND.

Miguel Lorenzo

Mondraker Summum Carbon 2022 apresenta upgrades na geometria, no design e no sistema MIND
Mondraker Summum Carbon 2022 apresenta upgrades na geometria, no design e no sistema MIND

A Summum original foi o banco de ensaios do sistema de amortecimento Zero, para além de outras inovações em termos de geometria e ajustabilidade que a Mondraker estava a testar. Foi precisamente com essa bicicleta que Fabien Barel ganhou a Taça do Mundo em 2009, a pimeira grande vitória da marca espanhola. Depois, chegou ao mercado a Summum Carbon. Mais leve, evoluída e novamente com resultados de relevo, como a medalha de prata e bronze no Mundial de Val di Sole. E agora chega a versão renovada da Summum Carbon.

mondraker summum carbon 2022 15
 

A marca espanhola sempre defendeu que o Downhill é a Fórmula 1 do BTT. Trata-se, de facto, de uma disciplina espetacular, em que a exigência técnica por parte do atleta e da bicicleta tem de ser, tal como nos automóveis, elevadíssima. Aliás, muitas inovações desenvolvidas em primeira instância para o DH acabam por ser depois transferidas para as bicicletas de Enduro, Trail e XC. No caso da Mondraker, vimos isso através do seu sistema Zero, ou da sua geometria Forward. 

mondraker summum carbon 2022 12
 

Por isso mesmo, a Mondraker considera que o DH continua a ser uma modalidade prioritária. Lembramos que a Mondraker patrocina a equipa MS-Mondraker, que tem nas suas fileiras atletas como Laurie Greenland, Brook MacDonald ou Eleanora Farina, que têm ajudado a otimizar a Summum. 

mondraker summum carbon 2022 11
 

OS PILARES DA MONDRAKER

Podemos dizer (e temos a certeza de que a Mondraker não vai levar a mal) que a marca espanhola tem quatro pilares tecnológicos que definem a Summum Carbon. O primeiro é o Stealth Air Carbon, ou seja, a combinação de fibras de carbono de alto módulo para reduzir o peso sem sacrificar a resistência e a rigidez. Além disso, a estética segue a linha de bicicletas como a F-Podium, a Foxy ou a Crafty. 

mondraker summum carbon 2022 18
 

O segundo é a Forward Geometry (que tantas vezes referimos nos nossos testes publicados na revista BIKE). No caso da Summum Carbon, sofreu ligeiras alterações, aumentando ligeiramente as medidas do Reach (pensando nas rodas 29 ou na combinação 29/27,5") e fazendo crescer os tamanhos disponíveis. 

mondraker summum carbon 2022 17
 

O terceiro é o sistema de amortecimento Zero, com um pivô virtual ou flutuante que aumenta o rácio de alavancagem, melhorando a sensibilidade na primeira parte do curso, tornando-se posteriormente mais progressiva ao aproximar-se do curso máximo (ou seja, dos 200 mm disponíveis). O funcionamento do amortecedor também é mais suave, graças ao Trunnion, que proporciona mais rigidez estrutural. 

mondraker summum carbon 2022 16
 

Por último, o quarto grande argumento da Summum Carbon 2022 é uma novidade, embora já soubéssemos de antemão que esta tecnologia seria adotada mais tarde ou mais cedo neste modelo. Referimo-nos à nova tecnologia Mind que anunciámos em exclusivo nacional e que agora está presente neste modelo. No fundo, este sistema tem as funcionalidades clássicas de um sistema de GPS, mais as específicas das suspensões, como informações sobre o curso utilizado, saltos, drops... tudo geolocalizado, permitindo, através da app myMondraker, tomar decisões em termos de ajuste das suspensões, para assim melhorar o comportamento. 

DESTAQUES DA NOVA MONDRAKER SUMMUM CARBON

• Novo quadro de carbono STEALTH AIR CARBON

mondraker summum carbon 2022 29
 

• Peso do quadro: 2.800 gr (sem amortecedor traseiro)

mondraker summum carbon 2022 26
 

• Novo sistema de amortecimento ZERO com amortecedor Trunnion e 200 mm de curso.

mondraker summum carbon 2022 31
 

• Geometria FORWARD GEOMETRY.

mondraker summum carbon 2022 5 (1)
 

• Sistema de telemetria MIND.

mondraker summum carbon 2022 32
 

• Link principal monobloco em carbono (sistema oco numa só peça). 

mondraker summum carbon 2022 35
 

• Cablagem interna.

mondraker summum carbon 2022 27
 

• Eixos passantes de 12x157 mm (traseiro) e 20x110 mm (dianteiro).

mondraker summum carbon 2022 24
 

• Protetor personalizado para o amortecedor.

mondraker summum carbon 2022 23
 

• Protetor de borracha para o amortecedor integrado no quadro, na escora direita e no tubo principal. 

mondraker summum carbon 2022 4
 

• Kit para regulação do comprimento das escoras (450 (+/-5 mm) e ângulo de direção (+/-1º y +/-2º) incluído.

mondraker summum carbon 2022 2
 

• Pedaleiro de rosca BB83 / Fixação de pinça de travão Post Mount / Fixação ISCG05

mondraker summum carbon 2022 33
 

• 4 tamanhos na versão 29" ou MX (29" dianteira e 27.5" traseira)

GAMA 2022

A Mondraker tem duas montagens disponíveis: a Summum Carbon RR é a réplica da usada pela equipa MS Mondraker Team e da listagem de equipamento destacam-se as suspensões Fox Factory com tratamento Kashima, a transmissão e os travões Shimano Saint, as rodas e*thirteen com aros em carbono ou os pneus Michelin. 

mondraker summum carbon 2022 20
 

Por sua vez, a Summum Carbon R tem o mesmo quadro, mas as suspensões são da gama Performance da Fox, os travões e a transmissão pertencem à gama Code R da SRAM, as rodas são e*thirteen, os pneus são Michelin e o cockpit é OnOff. 

Também pode ser comprado o quadro à parte na versão 29" ou MX (29-27,5"), que inclui o amortecedor Fox DHX2 Factory, direção, avanço e kit de alteração da geometria. 

Poderás encontrar mais detalhes em www.mondraker.com.

Arquivado em:

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

Relacionado

Mondraker MIND: telemetria de série nas tuas suspensões

Já testámos a Mondraker Podium RR SL

Relacionado

Já testámos a Mondraker Podium RR SL

Os Rally foram fabricados com materiais que visam aumentar a resistência

Relacionado

Bontrager apresenta novos sapatos Rally para Enduro e Downhill

Rodas de diferente diâmetro na mesma bicicleta? A UCI vai permitir apenas em DH e Enduro

Relacionado

Rodas de diferente diâmetro na mesma bicicleta? A UCI vai permitir apenas em DH e Enduro

Os melhores videos