A história da Merida é caricata. Ike Tseng sempre foi conhecido por ser um engenheiro talentoso e um visionário que tinha uma obsessão com a qualidade. Foi esta obsessão que o levou a criar uma fábrica de bicicletas em 1972, determinado a melhorar a reputação das bicicletas e da engenharia Taiwanesa.
Ao longo dos anos, a MERIDA passou de uma fábrica que oferecia as suas instalações de produção e soluções de qualidade a outras marcas de bicicletas para uma marca própria, uma marca que representa qualidade, durabilidade, inovação e fiabilidade.
Com uma das mais avançadas instalações no mundo da produção de bicicletas sediada em Taiwan, aliada ao centro de I&D altamente qualificado e virado para o futuro na Alemanha, a MERIDA conseguiu produzir uma enorme gama de bicicletas, desde bicicletas para crianças até máquinas que venceram os Mundiais.
Como a MERIDA controla a sua produção, isso distingue-a da maioria dos seus concorrentes, que confiam em instalações de produção de terceiros. Isto permite à marca taiwanesa gerir cada passo do processo de criação de uma bicicleta, desde o primeiro esboço, passando pelo design, produção, controlo de qualidade e expedição.
Nos últimos anos, as competições têm sido uma forte parte do seu ADN. O BTT começou por ser o ponto de partida de um historial impressionante através da equipa MULTIVAN MERIDA BIKING TEAM com inúmeras vitórias na Taça do Mundo e nos Campeonatos do Mundo, mas nos últimos anos, as corridas do World Tour têm sido o palco privilegiado das bicicletas Merida, com vitórias em provas importantes.
Os últimos 50 anos foram impressionantes, mas com as mudanças gigantescas que a indústria está a sofrer, temos a certeza de que a MERIDA olha para o futuro com ambição e, claro, sempre com o foco na qualidade e na inovação.