O ciclista belga Maxim Van Gils (Lotto Dstny) terá de enfrentar uma sanção de 25 dias sem competir por ter agredido um ciclista grego no Critério do Japão, prova que decorreu no passado dia 14 de Outubro. O castigo imposto pela União Ciclista Internacional entrará em vigor no dia 20 de Janeiro de 2024 e terminará no dia 14 de Fevereiro.
Nesta prova japonesa o vencedor foi o belga Edward Theuns (Lidl-Trek), mas o protagonismo foi para o seu compatriota Van Gils de 24 anos, que após atravessar a linha de meta em décimo lugar agrediu o grego Georgios Bouglas, o qual representa a equipa continental japonesa Matrix Powertag e que em 2024 vai correr pela espanhola Burgos-BH.
"Arrependo-me do que fiz e pedi desculpa aos comissários de prova", disse o ciclista Van Gils na zona de meta, após o incidente.
A UCI abriu uma investigação disciplinar que já está concluída. "As imagens de vídeo do incidente mostram o Maxim Van Gils a agredir outro ciclista na parte traseira do capacete ao chegar à meta. O ciclista reconheceu a violação do regulamento da UCI e aceitou a sanção proposta", salientou a UCI em comunicado.
"A segurança dos ciclistas, bem como das pessoas na caravana da prova é uma prioridade para a UCI. Portanto, não se podem tolerar condutas que comprometam a segurança nas provas do Calendário Internacional", refere o comunicado.