Em 2019 a Mavic lançou na sua gama um novo sistema de roda livre: o Instant Drive 360 (ou ID360, como era conhecido no mercado). Este sistema melhorou a resposta, reduzindo o ponto morto, aligeirou as rodas cerca de 40g e eliminou alguns dos problemas existentes até então, sobretudo a nível de fiabilidade.
Este sistema atualmente está presente em toda a gama Mavic 2021 e, além de rápido, leve e fiável, é muito rígido lateralmente e também tem uma manutenção muito simples, que pode ser feita sem ferramentas, permitindo, por exemplo, extrair a borracha silenciadora para uma maior intensidade do característico som da roda livre.
Com apenas 9 graus, o sistema double ratchet tem 40 dentes e permite uma pedalada muito direta, sem atrito, sendo o sistema bem vedado, para maior durabilidade. Além disso, está disponível em vários standards de eixo. Para uma transmissão mais robusta para fazer frente ao maior torque das e-bikes, a Mavic tem uma variante de 24 dentes com 15 graus de deslocamento, presente nas rodas e-MTB e Gravity.
NOVO CUBO INFINITY
A Mavic tem agora um novo sistema que não substitui o ID360, mas complementa a gama. Trata-se do novo cubo Infinity que está presente em toda a gama 2021 (Crossmax, Crossmax XL e Deemax). Este cubo tem um novo design, é construído a partir de um monobloco em liga que otimiza o enraiamento em termos de inserção, sendo mais direto. Isto, para além de simplificar o enraiamento, elimina os ruídos provocados pela tensão. Além disso, passa a existir apenas uma medida de raio tanto na roda dianteira como na traseira.
Também inclui rolamentos sobredimensionados de elevada duração que não requerem manutenção, pois possuem um sistema de autoajuste. O eixo também é 66% mais grosso do que o das rodas de marcas concorrentes.
Podes obter mais dados de toda a gama de rodas Mavic com o novo cubo Infinity e a tecnologia ID360 em www.mavic.com. Entretanto já estamos a testar a nova coleção de rodas. Fica atento às próximas edições das revistas BIKE, Ciclismo a fundo e e-Bike.