Já vimos de tudo um pouco, mas volta e meia ficamos surpreendidos com o que o mercado apresenta. A nova bicicleta da Lee Cougan, a Rampage Innova é, no fundo, uma versão de suspensão total do modelo Rampage, com um design e uma tecnologia diferente.

Não se trata de uma bicicleta rígida (dado que possui um amortecedor), nem se trata de uma verdadeira bicicleta de suspensão total (dado que não possui um verdadeiro sistema de amortecimento com um amortecedor convencional). Na verdade, podemos chamar a este modelo uma versão Softail cujo sistema é de certa forma semelhante ao da BMC Teamelite que testámos em exclusivo nacional, contudo não conta unicamente com um elemento de absorção (elastómero ou o próprio carbono), mas também com uma espécie de sistema de amortecimento, denominado ISS (Innova Structure Suspension).

O quadro de fibra de carbono é o elemento absorvente desta bicicleta, fletindo e absorvendo os impactos. Para facilitar este processo, as escoras têm um formato cónico, com um diâmetro mais estreito na parte central.

Para potenciar a flexão das escoras, as ponteiras têm um design próprio, que induz a sua rotação sobre a área central das escoras. A flexão total chega aos 30 mm de deslocamento vertical.

Os dois pistons hidráulicos formam o elemento que amortece, ou seja, encarregam-se de dissipar a energia de recuperação, suavizando e controlando o comportamento da bicicleta. Este modelo vem de origem com um ajuste standard em todos os tamanhos, que pode ser modificado (endurecido ou suavizado), mas para tal é necessário enviar os pistons à loja oficial, a qual ficará encarregada de os enviar para Itália.

O triângulo traseiro tem um laminado de carbono diferente em cada tamanho, para melhorar a resposta consoante o peso do rider. Outro detalhe importante é o aperto do espigão de selim que tem três parafusos, para uma união mais sólida entre o tubo de selim e o espigão.

O quadro é produzido com fibra unidirecional 1K e 3K, com um processo de compactação denominado LC Air, que envolve uma grande pressão, para a máxima leveza e resistência. A marca refere que o quadro pesa 1.300 gramas e geometricamente é similar à conhecida Rampage, com ângulos de direção e de selim de 69º e 73º, respetivamente. Inclui uma suspensão com 100 mm de curso, escoras de 428 mm em todos os tamanhos e reach de 452 mm. Está disponível somente nos tamanhos S, M e L.

A Lee Cougan Rampage Innova estará disponível numa primeira fase numa montagem específica (Factory), por 6.799€ (é a versão que vemos na foto superior). Em breve serão lançadas mais montagens a partir de 4.299€. Poderás obter mais informações em https://leecougan.com.