Notícias

Juan Ayuso criou uma Fundação que pretende ajudar ciclistas das camadas jovens

A Fundação Ayuso-Andbank estará sedeada na Comunidade Valenciana e estará ligada à UAE Emirates, com o patrocínio do Andbank, uma entidade bancária do Principado de Andorra. 

EFE. FOTO: LUIS ÁNGEL GÓMEZ (SPRINT CYCLING AGENCY)

1 minuto

Juan Ayuso criou uma Fundação que pretende ajudar ciclistas das camadas jovens

Juan Ayuso, ciclista da UAE Emirates, apresentou ontem em Andorra a Fundação Ayuso-Andbank, com a qual pretende intervir em causas sociais e ajudar ciclistas jovens em situação complicada. O ciclista catalão de 21 anos, está a seguir os passos de Alejandro Valverde e do seu ídolo, Alberto Contador. 

A Fundação Ayuso-Andbank está sedeada na Comunidade Valenciana e está ligada à UAE Emirates, contando com o patrocínio do Anbank, uma entidade bancária do Principado de Andorra. 

Além disso, Ayuso criou uma equipa juvenil que se chama "Ayuso Team UAE" e que conta com 12 ciclistas. "Quando me tornei profissional tinha o objetivo de criar uma equipa juvenil e com o meu pai, Javier, metemos mãos à obra. Também tivemos a ideia de criar uma fundação para fazer algo mais. Queremos ajudar quem mais precisa e que a fundação esteja acima da equipa", referiu Ayuso num comunicado de imprensa. 

Javier Ayuso, pai de Juan e seu representante, destacou que este é um projeto ambicioso e que leva tempo a gerir. "Isto já vem de há muitos anos atrás. Quando o Juan estava a começar, os recursos eram poucos e começámos nessa altura a sonhar em criar uma equipa juvenil e uma fundação quando ele se tornasse profissional. Procuraremos ajudar quem mais precisa, com ajuda de material e de bolsas de estudo. Há crianças que têm de desistir do ciclismo porque os pais não conseguem ajudar", salientou. 

Juan Ayuso relembrou o projeto de Alberto Contador, que também criou uma equipa e converteu-a em profissional, além de uma fundação que promove a luta contra o AVC. "O meu ídolo era o Contador e nessa altura só tinha sete anos. Criou uma equipa juvenil e agora já é profissional. Este é o meu sonho". 

O ciclista que reside no Principado de Andorra desde 2021, terá como ponto alto esta temporada a sua estreia na Volta a Franla. "Este ano vou estrear-me no Tour. Além disso, é um ano olímpico e quero estar lá, e também quero estar em boa forma no Mundial de Zurique". 

Etiquetas:

Relacionados