comitium

Inteligência Artificial vai ajudar a proteger os ciclistas

Um novo sistema de assistência baseado na Inteligência Artificial está a ser desenvolvido para ajudar os condutores a manter a distância mínima legal ao ultrapassar ciclistas. Esta tecnologia já está a ser testada na Alemanha em condições reais. 

Jordi Moral (Autopista)

Inteligência Artificial vai ajudar a proteger os ciclistas
Inteligência Artificial vai ajudar a proteger os ciclistas

O atrito entre os condutores de automóveis e os ciclistas poderá ser ultrapassado em breve. Todos os anos morrem utilizadores de bicicletas nas nossas estradas, a maioria devido a colisões com veículos de quatro rodas. O fenómeno parece estar a agravar-se e nem estamos a contabilizar os acidentes que resultaram em feridos de maior ou menor gravidade.

Embora a lei seja clara e obrigue os automobilistas a respeitar a distância de pelo menos 1,5 metros numa ultrapassagem, a verdade é que poucos cumprem e dos que cumprem, poucos conseguem calcular com exatidão se, de facto, estão a cumprir essa distância mínima. É precisamente aqui que entra na equação um novo sistema de assistência ao condutor, desenhado para oferecer maior clareza e segurança no futuro. 

Segundo um estudo alemão da ADFC, só cerca de metade das ultrapassagens respeitaram a distância mínima legal. Por isso, o novo assistente - denominado projeto BikeDetect - está a ser desenvolvido precisamente na Universidade de Oldenburgo. Este sistema pioneiro combina diversos sensores, câmaras 3D e radares para detetar a posição de um ciclista na estrada. 

El vídeo viral de la DGT en el que se muestra cómo adelantar a un ciclista

Atualmente os sensores estão montados num suporte exterior do veículo e detetam tudo à volta do veículo numa ultrapassagem. A Inteligência Artificial analisa os dados em tempo real, distingue entre ciclistas e outros objetos, como veículos estacionados ou sinais de trânsito, e mede a distância lateral. Se não superar o mínimo estipulado por lei, o sistema está desenhado para avisar os condutores com antecedência. 

Este projeto está perfeitamente integrado no crescente campo da tecnologia V2X, um sistema de comunicação sem fios em tempo real que conecta os veículos não só entre si, mas também com toda a envolvência, como a infraestrutura ou com os utilizadores dessa via, como os ciclistas. 

OBJETIVO: APOIAR EM VEZ DE SANCIONAR

O objetivo do projeto não é penalizar os condutores multando-os se não respeitarem a distância mínima legal de ultrapassagem dos ciclistas, mas sim apoiá-los ativamente no cumprimento das normas. 

Além disso, este projeto utiliza os dados compilados para identificar zonas particularmente problemáticas das estradas e melhorá-las através de uma planificação mais cuidada. 

La DGT te explica cómo adelantar a un ciclista de forma segura (vídeo)

LANÇAMENTO NO MERCADO DAQUI A DOIS ANOS

Após a fase de testes, o passo seguinte será equipar veículos com este sistema. O objetivo a longo prazo é continuar a desenvolver o sistema de assistência em colaboração com a indústria automóvel e comercializá-lo nos próximos dois anos. 

A meta é evidente: maior distância, menos conflitos e uma coexistência mais segura entre os automobilistas e os ciclistas. 

Arquivado em:

Lezyne Radar React System

Relacionado

Lezyne Radar React System: o sistema que deteta veículos e que possui alertas visuais e sonoros

Testámos o radar com luz traseira Trek CarBack

Relacionado

Testámos o radar com luz traseira Trek CarBack

Testámos uma das ebikes com mais autonomia do mercado, a R&M Superdelite 5 Rohloff

Relacionado

Testámos uma das ebikes com mais autonomia do mercado: R&M Superdelite 5 Rohloff

Bosch reforça a proteção antirroubo e bloqueia a revenda de eBikes roubadas

Relacionado

Bosch reforça a proteção antirroubo e bloqueia a revenda de eBikes roubadas