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Husqvarna otimiza a refrigeração dos motores

A nova e-bike Husqvarna MC6 possui novas tecnologias que favorecem a ventilação do seu motor Shimano EP8.

Carlos Pinto

2 minutos

Husqvarna otimiza a refrigeração dos motores

Já tínhamos visto esta ideia em outras marcas, que apostaram em entradas específicas de canalização do ar ou em condutas de ventilação para as baterias das suas e-bikes, mas a Husqvarna decidiu seguir o seu próprio caminho na nova Mountain Cross 6 ou MC6. O motor que equipa esta nova e-bike com 150 mm de curso e quadro em fibra de carbono é o Shimano EP8, o qual está praticamente suspenso numa parte oca do quadro.

Isto garante a máxima ventilação e mais estabilidade na parte elétrica. Como se sabe (certamente já leste isto numa das edições da nossa revista E-BIKE) o aumento de temperatura nos motores elétricos significa energia desperdiçada devido ao calor. A mais valia deste conceito é a maior exposição do motor à água e lama e à possível acumulação de resíduos. 

 

Quanto à energia, a MC6 traz uma grande bateria Simplo S3 de 720 Wh dentro do tubo diagonal, que pode ser extraída através de uma porta de acesso com abertura manual. A colocação específica do motor, quase numa posição vertical, possibilita este acesso. A porta de carregamento da bateria está localizada na parte central que atravessa o quadro, entre o amortecedor e o motor. 

 

Na parte frontal encontramos uma ampla grelha de ventilação, desenhada com a intenção de dotar a bateria de uma capacidade extra de dissipação da temperatura. Uma bateria bem refrigerada é sinónimo de mais autonomia, pelo menos na teoria. 

 

Também encontramos grelhas de ventilação na cobertura do cárter de modo a favorecer a passagem constante do ar. 

 

Quanto à geometria, também foi retocada com o objetivo de conseguir um centro de gravidade mais baixo e uma posição de condução mais adiantada, para mais à-vontade em qualquer situação (pedalar, zonas técnicas, subidas, descidas), mas também para mais aderência. O selim está agora numa posição mais adiantada para colocar o peso mais na roda dianteira, tendo as escoras crescido proporcionalmente. Quanto ao tipo de rodas adotadas, a Husqvarna mantém o conceito mullet, ou seja, roda de 29 polegadas à frente e 27,5" atrás. Outro aspeto importante foi a união dos pivôs e dos rolamentos no basculante, os quais são mais grossos, todos iguais e compatíveis entre si para uma manutenção mais simples. 

 

A MC6 custa 8.899€, enquanto a MC5 ronda os 7.000€ e a MC4 cerca de 5.999€

Husqvarna MC5
Husqvarna MC4

Poderás conhecer em detalhes as montagens e mais pormenores em www.husqvarna-bicycles.com

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