comitium

Hoje é o Dia Mundial da Bicicleta

O Dia Mundial da Bicicleta foi instituído pela ONU em 12 de Abril de 2018 como um dia oficial para a consciencialização sobre os benefícios do uso da bicicleta para transporte e lazer.

Hoje é o Dia Mundial da Bicicleta
Hoje é o Dia Mundial da Bicicleta

A utilização da bicicleta como meio de transporte tem vindo a crescer e segundo os estudos mais recentes, esse crescimento será acelerado à medida que forem implementadas medidas que favoreçam essa utilização, nomeadamente o aumento do número de ciclovias (e respetiva remodelação/adaptação das já existentes), ligação a outros meios de transporte, zonas de parqueamento seguras, entre outras. 

Os incentivos estatais também vieram incentivar a aquisição de bicicletas, contudo a escassez de stocks - a nível generalizado - tem sido um grande entrave, sobretudo nos modelos mais económicos. 

Portugal, como país produtor, ocupa aqui um papel preponderante. Lembramos que a criação do programa Portugal Bike Value, permitiu ao nosso país promover internacionalmente a indústria nacional das duas rodas, e foi um acelerador deste crescimento. Aliás, este desenvolvimento que se sente, permitiu que desde 2015, graças à coordenação de esforços, todo o sector crescesse mais de 200 milhões de Euros em exportações, ou seja, duplicando em cinco anos o valor das vendas nacionais ao estrangeiro.

O ano de 2019 foi outro marco para a mobilidade suave. Portugal assumiu a liderança enquanto país produtor na Europa e nem mesmo a paragem motivada pelo combate à situação pandémica em 2020 impediu a indústria portuguesa das duas rodas de crescer cinco por cento, segundo os dados da associação do setor, a Abimota.

Atualmente há a compreensão de que Portugal não só deve manter a aposta, como reforçá-la e investir em novas indústrias. A aposta na qualidade e na inovação, permite que, por exemplo, o selim mais leve do mundo seja produzido em Portugal, os componentes de ponta de bicicletas de alta competição sejam produzidos entre nós e que a indústria de ponta, como a fabricação de quadros de carbono, encontre no nosso país, o local para instalar a primeira fábrica fora da Ásia.

A bicicleta é o meio de transporte mais limpo e ecológico de que dispomos e por isso, ao instalarmos este tipo de indústrias no nosso país, estamos a contribuir para cadeias de distribuição mais curtas e assim reduzir a pegada ambiental, ao colocar a produção de alta qualidade mais próxima do consumidor europeu.

Mas além da bicicleta ser um veículo ecologicamente responsável, é também um veículo que promove a saúde e o bem-estar, de tal forma que as próprias Nações Unidas apoiam e promovem a bicicleta como factor de boa forma física, combate à obesidade e às doenças cardio-vasculares. Por isso, ao apoiarmos a indústria nacional das duas rodas, estamos a promover um futuro mais saudável para todos e para cada um dos utilizadores de bicicleta.

Entre nós, apesar de muito já ter e muito estar a ser feito, é necessário irmos anda mais longe para promover a utilização da bicicleta, criando hábitos de utilização cada vez maiores junto dos mais jovens e dotando o território das estruturas necessárias para a utilização da bicicleta tal como a conhecemos, mas também das novidades que o futuro próximo nos promete. O Dia Mundial da Bicicleta é um momento privilegiado para, pelo menos uma vez, reflectirmos sobre os atuais hábitos de mobilidade.

Segundo Gil Nadais, Secretário Geral da Abimota, "As Nações Unidas reconheceram o dia três de Junho como o Dia Mundial da Bicicleta. Um reconhecimento a tão elevado nível do primeiro veículo para transporte individual, diz bem da relevância que lhe é dada e assumida em termos internacionais."

"Em Portugal, a bicicleta tem sido pouco utilizado por todos nós. Embora tenha uma indústria pujante, que se afirma como a maior da Europa em número de bicicletas produzidas, a utilização deste veículo pelas pessoas ainda não é o desejável."

"Neste dia três de Junho a ABIMOTA quer relembrar que a bicicleta é uma forma de facilmente mantermos uma boa forma física, de combater a obesidade e as doenças cardiovasculares. Para além disso, dá um enorme contributo para a sustentabilidade do planeta."

"Por isso esperamos que neste dia todos pensem um pouco sobre a forma como utilizam os meios de transporte e optem pelos mais limpos e por aqueles que lhes podem favorecer mais a saúde."

Arquivado em:

Grande Prémio Abimota vai ter a participação de 21 equipas

Relacionado

Grande Prémio Abimota vai ter a participação de 21 equipas

MUBi, Abimota e FPC pedem mais relevância para as bicicletas

Relacionado

MUBi, Abimota e FPC pedem mais relevância para as bicicletas

Portugal exportou em 2020 mais de 424 milhões de Euros em bicicletas

Relacionado

Portugal exportou em 2020 mais de 424 milhões de Euros em bicicletas

Atraso no transporte de acessórios e componentes de bicicletas

Relacionado

Atraso no transporte de acessórios e componentes de bicicletas

Os melhores videos