comitium

Grande Prémio dos Açores realiza-se entre 22 e 24 de maio

Esta prova contará com catorze formações nacionais e internacionais que irão percorrer, durante os três dias de prova, as estradas da ilha de São Miguel.

Grande Prémio dos Açores realiza-se entre 22 e 24 de maio
Grande Prémio dos Açores realiza-se entre 22 e 24 de maio

A prova, que é reservada a atletas da categoria Sub23, é organizada pela Associação de Ciclismo dos Açores, em parceria com a Bike Mais – ACDR, está inscrita no calendário nacional da União Velocipédica Portuguesa-Federação de Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) sendo composta por três etapas, com extensão total de 345 quilómetros.
 
Este é o primeiro evento desta dimensão realizado pela Associação de Ciclismo dos Açores sob presidência de Mário Marques. Para o novel dirigente “esta prova é um verdadeiro desafio para a ACA, dado que estamos a viver um período de pandemia e sentimos o peso da responsabilidade para que tudo corra bem”, refere. O presidente da Associação de Ciclismo dos Açores está confiante: "a nossa equipa organizou um magnífico trabalho, em parceria e total sintonia com o Governo dos Açores, com a Comissão Especial da Luta Contra a Pandemia de Covid-19 e ainda com a UVP-FPC para que possamos proporcionar aos atletas o regresso à competição nas melhores condições de segurança e higiene, assim como aos demais envolvidos. Agradecemos, naturalmente, a todos os intervenientes pelo trabalho efetuado que permitirá agora realizar o Grande Prémio dos Açores/Volta a São Miguel”, conclui.
 
Jorge Medeiros é o diretor de prova e explica que “tivemos, literalmente, que reinventar a roda, permitam-me a expressão, para levar a cabo esta prova. Sendo o ciclismo uma modalidade coletiva que não implica contato físico e apresenta-se como de baixo risco, ainda assim, preparamos todo um conjunto de medidas para fazer face a eventuais receios por parte dos intervenientes, independentemente do seu papel”, explica. O diretor de prova do Grande Prémio dos Açores/Volta a São Miguel, continua, explicando que “se todos cumprirem com o seu papel, temos a certeza que o foco de atenção deste Grande Prémio dos Açores/Volta a São Miguel estará centrada na luta que se espera entre os vários participantes das 14 formações presentes, num total de 84 atletas, com origem em vários pontos do país e ainda de Espanha, pelo que se adivinha uma grande prova”, refere.
 
A prova conta com o apoio do Governo dos Açores, nomeadamente da Direção Regional do Turismo. Rosa Costa, a titular do órgão governativo, afirma que "este evento tem o apoio da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, através da Direção Regional do Turismo, tendo em conta o seu interesse para o enriquecimento da vertente da animação turística e o seu efeito multiplicador ao nível da promoção dos Açores, no exterior, como um destino turístico especialmente vocacionado para atividades em contato com a natureza, como é o caso do ciclismo."
 
O Grande Prémio dos Açores/Volta a São Miguel realiza-se entre 22 e 24 de maio, prometendo ser a prova que marca o regresso do ciclismo de competição ao mais alto nível ao Arquipélago, após paragem de todas as atividades fruto das normas impostas pelas Autoridades de Saúde nacionais e regionais para fazer face à pandemia de Covid-19. 

Grande Prémio dos Açores: António Ferreira coroado na Lagoa do Fogo

Relacionado

Grande Prémio dos Açores: António Ferreira coroado na Lagoa do Fogo

BTT internacional regressa aos Açores

Relacionado

BTT internacional regressa aos Açores

Tiago Ferreira vence a World Marathon Series dos Açores

Relacionado

Tiago Ferreira vence a World Marathon Series dos Açores

Cinquenta e nove dias de competição de elite entre maio e outubro

Relacionado

Cinquenta e nove dias de competição de elite entre maio e outubro