De 18 a 20 de Outubro decorrerá o evento Montanhas Mágicas - eMTB Tour, o qual vai ligar sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães), atravessando quatro serras (Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e os vales de sete rios (Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira).
O evento não tem vertente competitiva e está a cargo da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), em parceria com os sete municípios do território. Estão disponíveis 350 vagas, distribuídas por dois desafios. As inscrições podem ser feitas AQUI e os participantes podem ter a certeza de que encontrarão o máximo exponente da natureza no seu estado mais puro, com paisagens espetaculares, onde a biodiversidade e a riqueza geológica estão sempre presentes.
DOIS PERCURSOS DISPONÍVEIS
O “Montanhas Mágicas - eMTB Grand Tour 2024” contempla dois percursos distintos, em que os participantes se podem inscrever. O primeiro, e mais desafiante, é o Grand Tour. Um percurso que ocupa os três dias do evento e permite percorrer todo o traçado da Grande Travessia das Montanhas Mágicas (280 km), o qual se encontra dividido em 14 etapas. Neste traçado apenas é permitida a utilização de bicicletas com assistência elétrica e o número limite de participantes, nesta primeira edição, é de 50.
O Short Tour, por sua vez, tem lugar apenas no dia 20 e desenvolve-se no loop sudoeste da GR60, num total de 62 km, distribuídos por duas etapas e uma variante à grande rota, a GR60.1. Este percurso é aberto a utilizadores de bicicletas BTT convencionais ou com assistência elétrica, tendo um limite máximo de 300 participantes.
O evento inclui serviços de transferes, alimentação, segurança e outros complementos, relacionados com o parqueamento, carregamento, lavagem e manutenção das bicicletas. A reserva e o pagamento do alojamento são da responsabilidade dos participantes. A Organização responsabiliza-se, apenas, pelos transferes de e para os alojamentos oficiais do evento.