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Exclusivo: nova Cannondale Synapse Carbon

A nova versão da Cannondale Synapse Carbon é a bicicleta ideal para Granfondos. Tem um quadro aerodinâmico, pneus largos e transmissão eletrónica, para que não te tenhas de preocupar com nada, apenas aproveitar a paisagem à tua volta.

José Luis Arce

2 minutos

Nova Cannondale Synapse Carbon

Há duas décadas a Cannondale apresentou a primeira versão da Synapse, a sua primeira bicicleta de endurance ou granfondo. A nova versão está repleta de eletrónica e características como conforto, controlo e segurança são pilares bem presentes. Trata-se de uma bicicleta desenvolvida para rolar com rapidez, possibilitando percorrer longas distâncias, como provou Lachlan Morton na Austrália. 

O espigão de selim e o tubo vertical têm formato em D e a testa da direção Delta adota um design em V, para maior aerodinâmica e relação rigidez/peso. Além disso, as lâminas de fibra de carbono têm uma nova malha para aumentar a absorção cerca de 20%, segundo os dados fornecidos pela marca. 

Quanto aos dados no túnel de vento - em termos de aerodinâmica - a Synapse Carbon chegou praticamente aos mesmos valores da SuperSix Evo de terceira geração. O quadro desta bicicleta está disponível em sete tamanhos segundo o método de construção Proportional Response.

O tubo diagonal tem uma grande secção retangular que inclui um novo compartimento StashPort, que permite guardar um kit anti furo, suplementação ou ferramenta. Além disso, no interior está alojada a bateria que alimenta toda a parte eletrónica da nova Cannondale Synapse. 

A segurança foi um dos pilares no desenvolvimento desta bicicleta, por isso inclui a segunda geração do SmartSense, que comunica através de Bluetooth com o sensor da roda e gere a iluminação dianteira e traseira, bem como o radar de aproximação. Tudo de modo minimalista, integrado e configurável através da aplicação da Cannondale. A luz dianteira está fixada na parte inferior do suporte do ciclocomputador, é mais pequena e mais potente (chega aos 800 lúmens), e a luz-radar traseira Garmin está posicionada debaixo do selim. 

Estes dispositivos e a transmissão eletrónica SRAM AXS são alimentados pela mesma bateria alojada no interior do tubo diagonal, junto ao pedaleiro. Esta bateria tem o dobro da autonomia, ou seja, 24 horas de atividade. Quando atinge 10% de autonomia, a iluminação fica atenuada e quando chega a 5% apaga-se. Estes 5% equivalem a uma bateria standard SRAM AXS, portanto permitem continuar a usar o desviador eletrónico até terminarmos a atividade. 

A Synapse 2025 vai estar à venda em duas versões de quadro: Hi-Mod (mais leve) e standard (150g mais pesado). O Hi-Mod (pesa 1.000g) estará presente nos modelos LAB71 e Carbon. O quadro standard (1.150g) estará disponível em sete montagens com Shimano e SRAM, todas elas mecânicas e com preços atrativos. 

Todas as Synapse Carbon trazem ponteira UDH e permitem montar pneus largos (até 42 mm à frente e 48 mm atrás), embora idealmente devam ser montados pneus entre 32 e 34 mm. Esta bicicleta abandona tecnologias próprias da Cannondale como o pedaleiro BB30 (substituído por um de rosca BSA) e as assimetrias na parte traseira. 

Poderás encontrar mais informações em www.cannondale.com

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