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Esta é a nova MMR Kenta 2022

A marca espanhola renovou a sua bicicleta topo de gama de suspensão total, a Kenta, que passa a ter um quadro totalmente novo com capacidade para dois bidões, e que está disponível em diversas montagens diferentes.

Sergio Lorenzo / Fotos: César Cabrera

Esta é a nova MMR Kenta 2022
Esta é a nova MMR Kenta 2022

Este modelo foi testado nas provas mais exigentes, como os Campeonatos do Mundo de XCO e XCM, bem como na Taça do Mundo, além de ter estado presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Kenta 2022
 

O quadro é totalmente novo, fabricado com fibras de carbono de alto módulo G3 em todas as versões e o design do triângulo dianteiro foi alterado com o objetivo de deixar espaço suficiente para dois porta-bidões, uma das exigências atuais em XC e Maratonas.

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Graças à forma curva do quadro na zona do pedaleiro, o tubo do selim permite a colocação de bidões de até 600 cc. No tubo diagonal pode levar bidões de até 750 cc. Como curiosidade, o cabo de bloqueio do amortecedor traseiro está alojado dentro do próprio tubo que fixa o amortecedor.  

Todos os modelos da gama Kenta 2022 da MMR partilham o mesmo quadro e a geometria, com escoras mais curtas (435 mm nos três tamanhos disponíveis: S, M e L), um ângulo de direção mais lançado (69º) para ter um maior controlo tanto nas descidas mais técnicas como nas subidas mais exigentes, um Reach de 440 mm no tamanho M e suspensões com 100 mm em todos os modelos Kenta e Kenta SL, com o objetivo de tornar a bicicleta o mais confortável, reativa, manejável e efetiva. 

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O Main Pivot, onde as escoras e o triângulo dianteiro se unem, também sofreu modificações. Agora, o diâmetro dos rolamentos é maior e a distância entre eles é superior. O eixo entra da esquerda para a direita sem ser necessário desmontar nem a cremalheira nem os cranques, facilitando a sua manutenção e inclui uma minimalista guia de corrente.

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Como referimos antes, o cabo de bloqueio remoto do amortecedor traseiro sai diretamente do interior do tubo superior até ao ponto de conexão do amortecedor, ficando escondido e protegido. Isto liberta espaço, melhorando o acesso ao porta-bidão no tubo diagonal e permitindo utilizar bidões maiores. 

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Outra das novidades é a incorporação de um pequeno - mas útil - protetor integrado que protege as escoras dos toques da corrente. Além disso, este modelo inclui uma pinça de travão traseiro com suporte flutuante, que evita que a flexão da escora afete a fixação. Outro detalhe a ter em conta é que agora passa a adotar um diâmetro do espigão de selim de 30,9 mm, o que o torna compatível com espigões telescópicos

TESTE NO TERRENO

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Já tivemos a oportunidade de testar a nova Kenta, mais precisamente a versão Kenta SL 10, a qual mostrou ter todas as valências para um BTT ágil, reativo, leve e eficaz. Inclui a nova suspensão Fox SC 34 Factory de 100 mm de curso, a qual proporciona um equilíbrio perfeito entre peso e rigidez, com tratamento Kashima e um peso de somente 1.496g e o amortecedor Fox Factory Float DPS também de 100 mm. O sistema de amortecimento é controlado através de um bloqueio remoto Fox com três posições: aberto, bloqueado e intermédio.

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A transmissão foi confiada ao grupo Shimano XTR M9100 de 12 velocidades, com prato de 34 dentes e cassete 10-51. Os travões também são Shimano XTR e o diâmetro dos discos é de 160 mm. Tanto o espigão, como o guiador e o avanço são da marca Race Face e as rodas são DT Swiss XRC-1501 de carbono

A Kenta SL 10 pesa (na nossa balança) 10,88 kg no tamanho M, sem pedais e sem porta-bidões. Custa 5.799€ e a cor também é nova (Black ‘N’ Cooper), em preto, com o carbono à vista e detalhes em dourado. 

GAMA KENTA 2022

A gama é composta por nove montagens diferentes divididas em três versões.

KENTA SL

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Kenta SL

A Kenta SL destina-se aos clientes mais exigentes e elitistas, que dão muita importância aos componentes, à exclusividade e ao peso. 

A gama SL é composta pelos modelos SL 00 e SL 10, sendo a SL 00 a topo de gama (a mesma usada pelos corredores da MMR Factory Racing Team). Custa 7.299€, inclui uma suspensão RockShox SID SL e o amortecedor RockShox SID Luxe, transmissão SRAM XX1 AXS Eagle, travões SRAM Level Ultimate e rodas Prototype World Cup de carbono. Tanto a SL 00 como a SL 10 estão disponíveis na cor Black ‘N’ Cooper, tal como o modelo que testámos, e na cor vermelha usada pela equipa profissional de XC.

KENTA

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Kenta

A versão Kenta é a mais ampla em termos de modelos, com preços mais acessíveis e montagens mais "terra a terra". Tem o mesmo quadro da SL e os preços começam nos 2.799€ da Kenta 90, com suspensão RockShox Judy Silver Air e transmissão Shimano XT, até aos 4.999€ da Kenta 00 com suspensões Fox Factory e transmissão Shimano XT, passando pela Kenta 10 (4.499€) com RockShox e SRAM GX AXS Eagle; Kenta 30 (3.899€) com Fox Ferformance e Shimano XT); Kenta 50 (3.699€) com RockShox e SRAM GX Eagle e a Kenta 70 (3.299€) com Fox e Shimano XT. Todos os modelos Kenta contam com a opção de cor Graphite Black ‘N’ Red e Pearlwhite ‘N’ Black.

KENTA SXC

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Kenta SXC

A Kenta SXC é o primeiro modelo da MMR que se inclui na categoria da nova modalidade conhecida conhecida como Super XC, com maior capacidade nas descidas, graças às suspensões RockShox Sid de 120 mm de curso, guiador mais comprido de 760 mm e espigão telescópico RockShox Reverb de 125 mm. A SXC tem um preço de 4.299€ e somente está disponível na cor Pinetree ‘N’ Ambar (verde, azul e amarelo).

Poderás saber mais detalhes em www.mmrbikes.com.

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