comitium

Encontro Nacional de Escolas em outubro

O Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo, um dos pontos altos da época velocipédica em Portugal, em 2021 passa do verão para o início do outono, realizando-se em Almeirim, nos dias 2 e 3 de outubro.

José Carlos Gomes

Encontro Nacional de Escolas em outubro
Encontro Nacional de Escolas em outubro

A mudança de datas visa respeitar o espírito do Encontro Nacional de Escolas, que vai muito para além de um evento desportivo. É um fim de semana completo de convívio, desportivismo e animação entre jovens praticantes, clubes, comunidade local e familiares dos participantes. Dada a situação pandémica, é mais prudente organizar o Encontro numa altura em que, através da vacinação e da evolução epidemiológica, é mais provável a realização do evento em condições mais próximas da normalidade.

Até lá, o calendário das escolas de ciclismo conta com dois Encontros Inter-Regionais por mês, a partir de maio. A exceção será o mês de agosto. A atividade inter-regional começa no fim de semana de 15 e 16 de maio. No sábado, as escolas de estrada da zona sul têm um encontro organizado pela Associação de Ciclismo de Setúbal. No dia seguinte, as escolas da zona norte têm um encontro de BTT, promovido pela Associação de Ciclismo do Porto.

A Associação de Ciclismo de Lisboa organiza, no dia 5 de junho, um encontro de BTT. No dia 12 a Associação de Ciclismo do Minho leva a cabo um encontro de estrada. No dia 10 de julho a Associação de Ciclismo de Santarém coloca na estrada um encontro desta vertente, ao passo que as escolas de BTT nortenhas poderão participar no encontro da Associação de Ciclismo de Vila Real, no dia 18 do mesmo mês.

Após a paragem para as férias de agosto, os encontros voltam em setembro. No dia 11, a Associação de Ciclismo da Beira Litoral organiza um encontro de estrada. No dia seguinte haverá um encontro de BTT na área da Associação de Ciclismo do Algarve.

Além dos Encontros Inter-Regionais e do Encontro Nacional, o calendário das escolas conta com avaliações de capacidades dos jovens ciclistas, que permitem acompanhar o desenvolvimento dos ciclistas desde momentos precoces de prática da modalidade. Nos dias 26 e 27 de junho irão realizar-se avaliações nas escolas da zona norte, no fim de semana seguinte será a vez dos ciclistas das escolas da zona sul, que volta às avaliações nos dias 18 e 19 de setembro. Em 25 e 26 desse mês acontecem as últimas avaliações do ano para as escolas da zona norte.

Arquivado em: