A DJI é conhecida no mercado devido aos seus drones, estabilizadores, videocâmaras, entre outros produtos. Agora, a marca apresentou um motor para ebikes muito potente e que pretende deixar a concorrência alerta.
O DJI Avinox é compacto, leve e fácil de instalar. Por enquanto, só veremos este motor instalado em bicicletas da Amflow, mas é uma questão de tempo até começarmos a vê-lo em outras bicicletas.
Outra característica importante deste motor é, segundo a marca, a facilidade e versatilidade .Este sistema oferece cinco modos de assistência à pedalada (Auto, Eco, Trail, Turbo e Boost) e um modo Walk Assist que auxilia quando temos de andar com a bicicleta à mão. Também tem outras funções, como estabilização da bicicleta quando está parada numa subida/descida, assistência de arranque e alteração das mudanças quando está parada.
Quanto ao modo especial Boost oferece durante 30 segundos (no máximo) um torque de 120 Nm e uma potência instantânea máxima de 1000 W, o que permite enfrentar com tranquilidade até as subidas mais complicadas.
O Avinox possui vários sensores, para o máximo de suavidade na entrega de potência e na comutação dos modos de assistência. Além disso, o sistema deteta o ângulo de inclinação e de oscilação da bicicleta, ajustando automaticamente o nível de assistência baseado nestes dados quando estamos no modo Auto. Tudo pode ser personalizado através da aplicação, a qual também permite gerir os dados que aparecem no display.
O motor tem um torque máximo de 105 Nm (no caso do modo Boost chega a 120 Nm) e se estes dados estiverem corretos - salientamos que ainda não tivemos a oportunidade de o testar - está acima da concorrência. Tem proteção IP66, que assegura a fiabilidade em condições climáticas e ambientais adversas.
O polímero utilizado na parte interna do motor é, segundo a marca, leve e resistente ao desgaste. Este material também suprime consideravelmente o ruído durante o funcionamento.
BATERIA E CARREGADOR
O DJI Avinox tem dois modelos de bateria disponíveis, ambos com iões de lítio. A largura de ambas é igual, só muda o comprimento.
A densidade de energia chega a 216 kWh/kg e existem, como referimos, duas baterias: uma de 600 Wh e outra de 800 Wh. Após 500 ciclos completos, conseguem manter até 80% da sua capacidade máxima. Quanto ao tempo de carregamento, a bateria de 800 Wh demora 2h25 a carregar na totalidade se usarmos o carregador rápido de 508W.
DISPLAY E COMANDO
O display pode ajustar automaticamente o brilho do ecrã dependendo da iluminação ambiente. O painel de controlo também pode ser configurado através da aplicação, de modo a adaptar-se às preferências do utilizador. Além disso, é possível carregar externamente outros dispositivos através da porta USB-C existente junto ao ecrã.
O comando sem fios comunica com o display através de Bluetooth. E é através dele que podemos mudar o modo de assistência. A app permite personalizar os parâmetros de assistência como o torque máximo, a assistência de arranque e a assistência constante. Dados como a velocidade, a cadência e a potência surgem após darmos as primeiras pedaladas, sendo possível partilhar essas informações no Strava.
MAIS CARACTERÍSTICAS
O sistema faz, como outros motores da concorrência, uma estimativa da autonomia disponível com o nível atual de carga. Mas há mais pormenores... O motor tem conexão 4G, por isso é possível ver na aplicação em tempo real onde está a bicicleta. Se a bicicleta detetar um movimento suspeito enquanto está bloqueada, o motor emite um alarme sonoro e será ativada uma notificação na aplicação.
Também é possível estabelecer uma contrasenha digital para proteger a bicicleta. Quando a bicicleta e o smartphone estão conetados via Bluetooth, os utilizadores podem ativar uma contrasenha digital para desbloquear automaticamente a bicicleta.
Este motor pesa 2,52 kg, a bateria de 800 Wh pesa 3,7 kg e a de 600 Wh somente 2,8 kg.
Clica aqui para encontrares detalhes adicionais deste motor. Poderás conhecer melhor a marca em https://www.dji.com/es/avinox#160850.