Existem dois pontos que todos queremos ver solucionados nas bicicletas elétricas atuais: a duração das baterias e o controlo de tração. Ambos já estão a ser resolvidos e novas tecnologias estão a ser adotadas.
Quem já experimentou uma ebike, certamente notou o excesso de potência na roda em momentos pontuais, como quando arrancamos, ao rolar numa pedra, etc. As ebikes oferecem a possibilidade de enfrentar subidas muito técnicas e empinadas com garantia de sucesso, mas só até ao momento em que o excesso de potência faz derrapar a roda traseira perdendo a tração. O controlo de tração permitirá dosificar o torque.
O controlo de tração está amplamente difundido no setor automóvel e nos motociclos. A sua função é manter a tração constantemente entre o pneu e o terreno, evitando que a roda tenha menos aderência e derrape, quer seja por uma forte aceleração, quer seja porque o solo está solto. Este sistema ajudará a manter a tração e a velocidade, além de que - e isto é o mais importante - evitará que a roda traseira deslize, provocando perda de controlo e quedas.
OS COMPONENTES
A implementação de um controlo de tração em ebikes não requer o desenvolvimento de nada de novo. Aliás, a Bosch conta com sistemas completos para motociclos. As ebikes já contam com diferentes sensores, pelo que só são necessárias pequenas adaptações e uma gestão do software mais completa. Os elementos que necessitariam seriam os seguintes:
-Sensor de velocidade nas rodas
-Sensor ótico de velocidade do terreno
-Sensor de suspensões
-Sensor de inclinação
-Sensor de torque do motor
-Computador central ou ECU
O sistema ECU vai comparar constantemente a velocidade real da bicicleta (sensor ótico) com o das rodas, procurando algum desfasamento entre as duas velocidades, o que podería ser um indício de perda de tração (aceleração repentina em uma ou em ambas as rodas). Considerando as leituras do sensor de torque e da inclinação, o sistema saberá em que situação nos encontramos (subindo uma pendente elevada, a sair de uma curva...) e saberá como atuar na roda motriz para recuperar a tração. Da mesma forma, os sensores de curso indicarão se a bicicleta está no ar (quando saltamos).