Desenvolvidos em parceria com a equipa UAE Team Emirates-XRG, os novos Archetype são uns pneus de edição limitada que estão a ser estreados na Volta a França. Segundo a Continental, o objetivo no desenvolvimento destes pneus foi a máxima velocidade e a leveza. São os pneus usados por Tadej Pogacar - embaixador da marca - e pela sua equipa e só estão disponíveis numa medida - 30 mm de largura - para tubeless. Além disso, são compatíveis com rodas hookless.
São 35 gramas mais leves do que os Grand Prix 5000 S TR - também na medida de 30 mm - e para reduzir ao máximo a resistência ao rolamento adotam a borracha BlackChili, bem como a tecnologia Active Confort, que ajuda a absorver as vibrações, e Lazer Grip, que maximiza a aderência em curva. A Continental - que é parceira oficial da Volta a França desde 2018 - recomenda usar estes pneus somente em competição, tanto em etapas em linha como em contrarrelógio.
Antes da apresentação oficial tivemos a oportunidade de receber um par destes pneus, cujo teste publicaremos brevemente. De momento podemos adiantar que devido à sua largura, mais elevada do que as medidas que habitualmente utilizamos, é preciso um tempo de habituação à falsa sensação de rolar mais lentamente. Os dados do GPS provam o contrário, ou seja, que de facto rolamos mais rápido. Além disso, têm uma excelente aderência em curva e absorção. A grande dúvida é a sua durabilidade, por isso iremos prolongar um pouco o teste para confirmar esse pormenor.
Quanto ao peso, na nossa balança acusou 274g e o preço de venda ao público é de 105,95€.
Poderás encontrar mais detalhes em www.continental-neumaticos.es/products/bicycle.