Há cerca de dois anos a Colnago iniciou o lançamento de edições especiais, que hoje culmina com a apresentação da C68 Rossa. A primeira foi a Gioiello do Giro de Itália 2023 e depois a Fleur de Lys do Tour de France 2024. Hoje, a Colnago deu a conhecer a nova bicicleta C68 que só está disponível numa edição especial de 90 unidades e que custa 22.000 euros.
A cor vermelha, típica da Volta a Espanha, domina a estética desta bicicleta, sendo uma espécie de metáfora da paixão, calor e esforço. Além da cor, destaca o simbolismo do touro, cuja presença também é partilhada pela tradição espanhola e pela cidade de Turim, cidade que acolhe a partida da Volta a Espanha.
Estas 90 unidades são fabricadas à mão na fábrica da Colnago em Cambiago. Têm quadro em carbono e o processo de fabrico manual demora 50 horas. O acabamento escolhido é o "Candy" vermelho, aplicado por cima de placas metálicas em prata, aludindo ao design dos anos 80. O logotipo da Vuelta está presente na forqueta e nas roldanas sobredimensionadas Ceramic Speed OSPW do desviador traseiro. O bidon impresso em 3D - também incluído com a bicicleta - é inspirado no troféu que será atribuído ao vencedor da Volta a Espanha em Madrid.
A montagem inclui um selim Prologo Nano R4, pneus Pirelli PZero Race TLR SI de 28 mm, transmissão Shimano Dura Ace Di2 e rodas Enve SES 4.5.
Cada bicicleta está numerada na forqueta e será entregue a cada comprador um livro com uma compilação de fotografias emblemáticas. João Almeida vai estrear esta bicicleta hoje na apresentação oficial das equipas e a sua bicicleta é a número 1. Depois, em dezembro, será leiloada pela conceituada Sotheby´s.