Notícias

Ecovia de Lisboa a Pamplona estará pronta até 2028

Portugal vai ter uma nova ecovia que ligará Lisboa a Pamplona, através de Madrid e fará parte da Ecovia Ibérica, a qual estará englobada na rede europeia Eurovelo. A apresentação oficial deverá ocorrer em 2028.

Carlos Pinto

1 minuto

Ciclovia de Lisboa a Pamplona estará pronta até 2028

A Ecovia Ibérica vai começar em Lisboa, sendo atualmente já parte da Eurovelo 1, e seguirá em direção ao Alentejo. Passará por Évora (Património da Unesco), bem como por Monsaraz e Vila Viçosa. 

O trajeto seguirá o curso dos rios Guadiana e Tejo em direção a Merida e Toledo, rumando depois a Madrid. A caminho de Saragoça, o trajeto rumará a norte, nas proximidades dos Pirenéus, sendo o destino final Pamplona (Navarra).

Aliás, Pamplona será um ponto nevrálgico, ligando a futura Eurovelo 16 com a Eurovelo 1 (Ecovia da Costa Atlântica) e com a Eurovelo 3 (Ecovia dos Peregrinos). 

Esta será a 18ª ecovia pertencente ao Eurovelo e incluirá, em termos de piso, ecovias e ecopistas. No total terá 1.896 km e o conceito permitirá aos ciclistas descobrir o património cultural e natural dos dois países, bem como a gastronomia. Um dos aspetos desta rede europeia de caminhos cicláveis é a intenção de atrair investimento, criando serviços para os ciclistas, ajudando a combater o despovoamento das zonas interiores, algo que afeta o nosso país, mas também Espanha. 

A candidatura a esta Ecovia Ibérica foi uma iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e da ConBici (Espanha). O desenvolvimento da estrutura estará a cargo das regiões por onde passará o trajeto. Cerca de 84% do percurso delineado já é ciclável, faltando apenas algumas infraestruturas, serviços e sinalética.

A monitorização do andamento do processo estará a cargo de uma equipa especializada do EuroVelo e até 2028 se forem cumpridos todos os trâmites e exigências passará a fazer parte oficialmente da rede europeia. 

Relacionados