comitium

Café BulletProof. Será que é mesmo bom para emagrecer ou é só marketing?

Esta fórmula que cada vez tem mais adeptos em toda a Europa é, no fundo, um café especial que proporciona energia ao mesmo tempo que nos ajuda a emagrecer.

Yolanda Vázquez Mazariego

Café BulletProof. Será que é mesmo bom para emagrecer ou é só marketing?
Café BulletProof. Será que é mesmo bom para emagrecer ou é só marketing?

 

Depois do conhecido treino em jejum de que já falámos aqui no site e na revista BIKE, agora começa a surgir outra proposta com efeitos similares, mas desta vez podemos tomar o pequeno-almoço: falamos do café BulletProof. 

O que é?

Esta bebida proporciona uma elevada quantia de energia e pode substituir o pequeno almoço, pois combina café puro com óleo de coco e manteiga. O café Bulletproof é um café "caro", porque deve ser feito com ingredientes de qualidade. Faz-se com grãos de café torrados, moídos na hora, óleo de coco virgem extra e manteiga feita com leite de pastos naturais. Deste modo conseguirás uma bebida com mais de 400 calorias, um café espesso, rico em gorduras saudáveis e cafeína, a fórmula cetogénica para conseguir energia sem consumir hidratos de carbono.

Para descobrir a origem do café Bulletproof, temos de ir ao Nepal, quando Dave Asprey, um hacker biológico, ficou sem energia enquanto realizava um trekking nas montanhas, uma atividade de desgaste semelhante ao do ciclismo. Os sherpas prepararam um café com uma colher de manteiga ou ghee, uma substância com odor e sabor a gordura, bem carregado de cafeína, que conseguiu fazer com que recuperasse e aguentasse o ritmo durante várias horas. 

Asprey replicou esta ideia quando regressou a casa na Califórnia, adaptou a receita e começou a contar a história aos seus colegas de trabalho e amigos, e ao ver o sucesso da fórmula, decidiu deixar o seu emprego e montar a sua própria marca de café Bulletproof com ingredientes de qualidade, e que asseguram o conteúdo adequado em termos de gorduras saudáveis, controlando a proveniência do café, a composição nutricional, etc.

Com a dieta cetogénica, alta em gorduras saudáveis e muito baixa em hidratos de carbono, o café Bulletproof alargou os seus horizontes passando a ser também um pequeno almoço energético que visa emagrecer, e assim chegou à Europa, com diferentes fórmulas, para se adaptar a todos os paladares. 

Benefícios do café Bulletproof

Vamos ver o que dizem as principais páginas de internet que veneram este produto, embora não tenham sido encontradas evidências científicas sobre os seus efeitos e benefícios: 

  • É uma bebida rica em energia e proporciona 441 calorias, por isso é ingerida como único alimento ao pequeno almoço. 
  • É um estimulante físico e mental devido ao seu conteúdo em cafeína de alta qualidade, de grãos naturais de café, ricos em cafeína e antioxidantes. 
  • Contém ácidos gordos saudáveis, os omega-3, conjugado com ácido linoleico. Utiliza exclusivamente manteiga proveniente de leite de vacas alimentadas em pastos naturais, que são ricos em ácidos gordos. 
  • Aporta ácido butírico, uma gordura anti-inflamatória, se for usada manteiga ou ghee de leite de pastos naturais. 
  • Contém vitaminas liposolúveis do leite: K, A, D e E.
  • Ajuda a manter o equilíbrio bacteriano no sistema digestivo.  
  • É saciante, ajuda a perder peso e a queimar gorduras. Isto só é válido se a dieta for baixa em hidratos de carbono e rica em gorduras como a cetogénica ou a dieta paleo. Se a dieta for normal, não tem efeitos termogénicos. 
  • Tem um sabor muito agradável (sabor e textura) 

Inconvenientes do café Bulleproof

  • É uma bebida muito rica em gorduras saturadas, embora do tipo saudável. Uma chávena de café Bulletproof tem 51g de gordura, 80% dos quais são gorduras saturadas. 
  • Pode fazer-te ganhar peso se não seguires a dieta cetogénica. Se tomares este café juntamente com outros alimentos, podes estar a ingerir demasiadas calorias para uma pessoa normal. 
  • É uma bebida com 0 gramas de hidratos de carbono e apenas tem proteínas. Não nos devemos esquecer de que os hidratos são nutrientes básicos na dieta e apenas convém reduzir os que nos fazem mal, mas não eliminá-los todos. 
  • Não tem fibra. Embora o café seja laxante devido à cafeína e à gordura, é importante consumir alguma fibra nas refeições, especialmente ao pequeno almoço. 
  • Não é um pequeno almoço completo, e ao ser o único que se consome, por ser muito saciante, pode fazer com que reduzas a ingestão de nutrientes essenciais durante a manhã. 
  • Passa a ser rotineiro. Se o tomares diariamente, perdes a vantagem de fazer pequenos almoços diferentes que ajudam a equilibrar a tua dieta consoante as temporadas e por nutrientes. 
  • Pode ser indigesto, por excesso de gorduras e cafeína logo pela manhã. 

Conclusão

O café Bulletproof é uma bebida estimulante e saciante. Pode ser um pequeno almoço (incompleto) que te ajuda a emagrecer dentro de uma dieta baixa em hidratos de carbono, rica em gorduras saudáveis como a cetogénica, mas não tem sentido numa dieta normal. 

Arquivado em:

Emagrecer, competir, treinar… Quantos hidratos e proteínas preciso?

Relacionado

Emagrecer, competir, treinar… Afinal de contas, preciso de quantos hidratos e proteínas?

Andar de bicicleta e perder peso

Relacionado

Andar de bicicleta e perder peso

Queres saber de que forma podes perder peso ao andar de bicicleta?

Relacionado

Queres saber de que forma podes perder peso ao andar de bicicleta?