A Magura e a Bosch trabalharam em conjunto no desenvolvimento do sistema de travagem ABS deste novo modelo que foi apresentado na Feira Eurobike. O objetivo é evitar o bloqueio da roda dianteira em travagens bruscas, através da dosificação da travagem em intervalos, tal como o ABS dos automóveis, controlando também a elevação da roda traseira para manter o controlo da bicicleta.
Destina-se a diferentes tipos de bicicletas e tem vários modos disponíveis (Cargo, Touring, Allroad e Trail). Um estudo realizado pela Bosch demonstrou que 29% de todos os acidentes ocorridos envolvendo bicicletas elétricas podiam ter sido evitados se estivessem equipadas com o sistema ABS.
O sistema é composto por uma unidade de controlo da Bosch, sensores de velocidade nas duas rodas e um conjunto de travões Magura MT C ABS, com sensores específicos ABS integrados nos discos. Além disso, as bicicletas elétricas equipadas com o display Kiox 300 mostrarão no ecrã informação acerca da travagem (distância e tempo de travagem, condições do terreno face à travagem, etc).
Quanto ao travão desenhado pela Magura, tem um volume maior de óleo, para permitir à unidade de controlo regular a pressão da travagem. Os pistões habituais dos travões Magura MT são de 10 mm, mas neste caso são de 12 mm. A Magura também desenhou a nova cinemática para reduzir a força necessária na manete quando acionamos o travão e para garantir que temos um curso curto na manete, facilitando a modulação da travagem.
Estão disponíveis manetes para dois ou três dedos e, como é habitual na Magura, podemos personalizar (mudar) as alavancas. Para facilitar a manutenção, são utilizadas as conexões Easy Link. Deste modo, tanto a pinça como o travão em si podem ser facilmente desmontados.
O novo sistema ABS da Magura e da Mosch começará a ser montado em bicicletas de série a partir do Verão deste ano. Poderás saber mais detalhes em www.magura.com/ebike-abs-system.