comitium

Bianchi Oltre RC: a aerodinâmica no seu estado mais puro

A nova Bianchi Oltre RC leva a aerodinâmica a um estado nunca antes visto, com defletores de ar no quadro.

José Luis Arce // Fotos: Bianchi

Bianchi apresenta a nova Oltre RC
Bianchi apresenta a nova Oltre RC

A Bianchi revolucionou a aerodinâmica através do seu conceito Air Deflector, disponível nos modelos Oltre RC e Oltre Pro. Desenvolvida no departamento Reparto Corse, a renovada Oltre RC tem um aspeto e uma tecnologia revolucionária que faz com que o ar que incide sobre a bicicleta não prejudique o seu comportamento. 

bianchi ysb20i55xr oltre rc 3
 

O design não tem precedentes na indústria e tem em conta todos os elementos que influenciam na resistência do ar. Os Air Deflectors integrados nas laterais da testa do quadro canalizam o ar que incide frontalmente na bicicleta quando esta avança, criando uma zona de baixa pressão na parte traseira do tubo superior. 

bianchi oltre rc 1
 

O novo cockpit em forma de V também intervem substancialmente na forma como o ar é canalizado, gerando vértices de baixa pressão direcionados para as pernas do ciclista, cujo movimento é contraproducente ao fator aerodinâmico no avanço do ciclista. Desta forma, a Bianchi consegue criar um espaço central que minimiza a resistência do ar. 

bianchi rc65 spbtech 3
 

Segundo os dados da Bianchi obtidos após testes no túnel de vento, a nova Oltre RC poupa 17 watts a 50 km/h, o que supõe uma poupança de tempo na ordem dos 45 segundos numa distância de 40 km a uma potência média de 250w/h. Isto é uma melhoria significativa se compararmos com a Oltre XR4.

bianchi oltre rc 2
 

Em condições de vento variável, a Bianchi afirma uma melhoria de 30% face às melhores bicicletas aerodinâmicas do mercado. A nova Oltre RC é, segundo a Bianchi, a bicicleta mais rápida e a que exige menos esforço. 

bianchi rc 139 carbon air 1
 

Para além de ter sido desenvolvido o quadro, a forqueta e o cockpit, a marca complementa com um par de rodas Reparto Corse RC50 e RC65 Tubeless Ready. São fabricadas em fibra de carbono 3K, pesam 1.540 gramas e oferecem uma resposta imediata.

bianchi rc65 spbtech 1
 

O selim RC139 Carbon Air incorpora um almofadado com impressão 3D e pesa somente 168 gramas. A ergonomia foi estudada para que o ciclista consiga manter uma postura aerodinâmica durante mais tempo. 

bianchi rc 139 carbon air 2
 

NOVA GAMA OLTRE

Três modelos fazem parte da gama Oltre, todos eles disponíveis a partir de Novembro, em seis tamanhos e com três denominações diferentes.

· Oltre RC. Versão topo de gama. Criada para ciclistas profissionais e equipas World Tour. De origem traz as novas rodas RC50 SPB Tech e RC65 SPB Tech Tubeless Ready (perfil dianteiro de 50 mm e traseiro de 65 mm) bem como o selim RC139 Carbon Air. Custa 13.800€.

· Oltre Pro: Tem a mesma tecnologia da RC, os defletores integrados e o cockpit em forma de V. Custa 8.000€. O quadro incorpora um sistema que atenua as vibrações do asfalto, favorecendo o conforto do ciclista (Bianchi CV Vibration Cancellation System). Inclui componentes Reparto Corse, o selim RC139 Carbon e o conjunto de rodas RC50 Tubeless Ready (50 mm de perfil em ambas). 

· Oltre: É o modelo mais acessível da coleção aero, com preços que começam nos 5.400€. Trata-se de uma versão que se baseia no conceito da RC e da Pro, para satisfazer um maior número de ciclistas. Inclui os novos componentes Velomann como o guiador e o avanço aerodinâmicos, rodas VR50 de 50 mm de perfil e o selim Mitora. 

 

Arquivado em:

Castelli apresenta o novo calção Free Aero RC

Relacionado

Castelli apresenta o novo calção Free Aero RC

PRO Stealth Curved: o selim para aguentar a posição aerodinâmica mais tempo

Relacionado

PRO Stealth Curved: o selim para aguentar a posição aerodinâmica mais tempo

Designer português envolvido na criação da bicicleta mais aerodinâmica do mundo

Relacionado

Designer português envolvido na criação da bicicleta mais aerodinâmica do mundo

Nova Specialized Roubaix: mais leve, mais aerodinâmica e com um novo Future Shock

Relacionado

Nova Specialized Roubaix: mais leve, mais aerodinâmica e com um novo Future Shock

Revista Ciclismo a fundo nº10 já nas bancas

Relacionado

Revista Ciclismo a fundo nº10 já nas bancas