John Tomac inventou o gravel há 30 anos

A curiosa história do atleta mais emblemático do BTT e da sua mania em utilizar um guiador de estrada numa bicicleta de todo o terreno.
Miguel Lorenzo e Carlos Pinto -
John Tomac inventou o gravel há 30 anos
John Tomac inventou o gravel há 30 anos

Já passaram quase 30 anos desde que John Tomac, provavelmente o corredor mais carismático da história do BTT, revolucionou o incipiente mundo das bicicletas todo o terreno com a sua primeira Yeti com guiador de estrada, com a qual começou a competir no circuito americano NORBA em 1989. Tomac usava mudanças de ciclocrosse nas extremidades do guiador bem como correias em vez de pedais automáticos, pois só surgiram no ano seguinte. John Tomac inventou o gravel há 30 anos

Tomac chegou, inclusivé, a competir com este guiador em downhill, no primeiro Campeonato do Mundo UCI, em Durango (EUA), em 1980, onde, contudo, não chegou a ganhar. Nesse ano foi Greg Herbold o grande vencedor, com um guiador convencional. John Tomac inventou o gravel há 30 anos

No ano seguinte, em 91, Tomac assinou contrato com a Raleigh (e pela Motorola em estrada) e no seu primeiro ano com a nova marca continuou a utiizar o guiador de estrada, sendo nessa altura o único a fazê-lo. John Tomac inventou o gravel há 30 anos

Nesse mesmo ano publicámos um teste exclusivo da sua Raleigh Signature Series John Tomac, em titânio e fibra de carbono... John Tomac inventou o gravel há 30 anos

Imediatamente depois Tomac decidiu abandonar o guiador de estrada e voltou a usar o guiador reto, ganhando o seu primeiro mundial oficial em Itália em XC, tendo sido segundo em downhill (atrás do suíço Albert Iten). John Tomac inventou o gravel há 30 anos

Mas a história não acaba aqui. Duas décadas depois daquela aventura, Tomac apresentou em 2009, num claro regresso ao passado, uma bicicleta com guiador de estrada montado num quadro de carbono Type X da Tomac, a sua marca, e montada integralmente com grupo SRAM. Esta bicicleta já incorporava tecnologia moderna, como travões de disco e integrava uma forqueta rígida da Bontrager. Hoje, muitos anos depois, o conceito gravel finalmente começa a crescer. Um híbrido entre a estrada e o BTT e tecnologicamente muito próximo do ciclocrosse. Por outro lado, o BTT na sua vertente de competição evoluiu muito, com percursos realmente muito técnicos, por isso é normal que as bicicletas de suspensão total dominem este segmento na Taça do Mundo.

O que é feito de John Tomac?

Se pesquisares o nome Tomac no Google, as primeiras páginas que aparecem referem-se ao seu filho, Eli Tomac, uma das grandes estrelas do motocross. Contudo, John Tomac continua ligado ao mundo as bicicletas e não perdeu o seu inconfundível estilo, como se pode ver neste vídeo da marca de capacetes Bell.