6 BTT clássicas que fizeram história

Pesquisámos no nosso baú as seis bicicletas que mais nos fizeram vibrar quando o BTT começou a dar o ar da sua graça em Portugal.
Carlos Pinto
6 BTT clássicas que fizeram história
6 BTT clássicas que fizeram história

O site www.mountainbikes.pt é recente (foi criado em 2018), mas a equipa que diariamente produz os conteúdos que estás a ler está neste meio desde 1991. E nestas décadas já tivemos a oportunidade de testar largas centenas de bicicletas, milhares de componentes e acessórios de todos os tipos, quer na extinta Bike Magazine, quer na nova revista BIKE, bem como na Ciclismo a fundo e na edição especial eBIKE, sobre bicicletas elétricas.

Nesta listagem que mostramos, destacamos os seis modelos que mais nos marcaram no início do BTT em Portugal. Poderiam ser o dobro, mas afunilámos a nossa escolha de modo a apresentarmos os modelos mais diferentes dessa época.

Marin Team Marin - (1991)

7 BTT clássicas que fizeram história

A Marin Team Marin foi o expoente máximo da marca californiana até à chegada da Team Titanium. Era construída em aço Tange e boa parte do êxito desta bicicleta derivava da sua geometria desportiva.

Klein Attitude - (1992)

7 BTT clássicas que fizeram história

A Klein era uma marca que se manteve fiel ao alumínio durante anos. Era especialista na fabricação de quadros neste metal e conseguia aplicar soluções realmente inovadoras naquela época. Aliás, estava muito à frente do seu tempo. E nem sequer referimos as pinturas, as quais eram autênticas obras de arte.

Trek 9500 - (1992)

7 BTT clássicas que fizeram história

Os modelos 9000 e 9500 foram as primeiras versões de suspensão total da marca, e apareceram em 1992. Foram capa de revista em Espanha (e não só), e fizeram furor um pouco por todo o mundo.

GT RTS Team - (1994)

7 BTT clássicas que fizeram história

Era uma bicicleta impressionante e claramente muito à frente do seu tempo. A saga das TRS começou em 1992 e em 1994 passou a ter um basculante traseiro de alumínio com articulação.

Merlin Spaguetti - (1997)

7 BTT clássicas que fizeram história

As BTT de titânio sempre tiveram um selo de exclusividade. O expoente máximo nos anos 90 eram sem dúvida os quadros que saíam da fábrica da Merlin em Massachusetts (Estados Unidos).

Cannondale F700 - (1999)

7 BTT clássicas que fizeram história

A Cannondale foi uma das últimas grandes marcas a deixar de produzir nos Estados Unidos e a passar a sua produção para a Ásia. Esta F700 é uma das últimas criações Made in USA. Em Portugal a marca teve um sucesso tremendo, sobretudo devido à proatividade da loja Bicigal (entre outras), bem como dos resultados obtidos pela sua equipa.