Em Janeiro já tínhamos avançado com esta notícia em primeira mão e agora já é oficial. Alejandro Valverde será o novo selecionador espanhol de ciclismo na categoria elite masculina durante os próximos quatro anos. A confirmação foi feita pela Federação espanhola e a cerimónia de apresentação vai decorrer amanhã.
Para além de Valverde, serão apresentados os restantes selecionadores das restantes disciplinas. O atraso no acordo entre Valverde e a RFEC deveu-se a um problema protocolar, dado que o espanhol tinha feito um acordo com a equipa Movistar para continuar a ser embaixador da marca e da equipa profissional WorldTour, o que levantou questões éticas e de compatibilidade laboral.
Lembramos que atualmente Valverde tem 44 anos, retirou-se do ciclismo profissional em 2022 após acumular 133 vitórias no seu palmarés, incluindo uma medalha de ouro nos Mundiais de Innsbruck (2018) e duas medalhas de prata e quatro de bronze. O espanhol sucede a Pascual Momparlier, que exercia o cargo desde dezembro de 2018.
Esta apresentação está rodeada de alguma polémica, dado que Oscar Freire (três vezes campeão do Mundo), alega que o novo presidente da RFEC, José Vicioso, não cumpriu um acordo verbal que estabelecia que ele seria o novo selecionador a partir de 2025.