Alberto Contador é uma figura incontornável do ciclismo mundial. Foi um dos melhores trepadores da sua geração, era destemido devido aos seus ataques explosivos e representou algumas das melhores equipas do mundo. Venceu a Volta a França em 2007 e 2009, a Volta a Itália em 2008 e 2015, bem como a Volta a Espanha em 2008, 2012 e 2014, além de inúmeras outras provas.
Dos seus tempos de ciclista destacam-se dois aspetos principais: era super competitivo e nem a feijões gostava de perder e era super cuidadoso com o peso das suas bicicletas e com todos os pormenores. Quando Alberto Contador e Ivan Basso coincidiram na mesma equipa, estagiavam muito em Teide, Tenerife, um dos melhores sítios para treinar na Península Ibérica e por vezes debatiam, nos tempos livres, os pormenores nas bicicletas e aquilo que gostavam ou não gostavam.
Inquietava-os algo que acontecia com regularidade, mas que não confessavam quando estavam perante os meios de comunicação social. Ou seja, alguns meses antes da Volta a França, recebiam bicicletas novas e por vezes essas bicicletas tinham um desempenho pior do que as versões anteriores (eram mais pesadas, menos ágeis...)

Contador referiu durante a tertúlia que decorreu hoje em Cascais na loja Firstbike que foi a partir desses estágios em Teide que tanto ele como Ivan Basso decidiram criar a sua marca própria, com os seus inputs e experiência acumulada ao longo dos anos.
Como ambos têm inúmeros contatos na indústria, estabeleceram as conexões necessárias para contatar os melhores designers, fornecedores e fábricas para concretizar o seu projeto. Aquilo que começou com uma pequena marca, foi crescendo e atualmente têm uma equipa de ciclismo, bem como uma gama de bicicletas mais vasta, composta por modelos de estrada e gravel, bem como vestuário e acessórios.
Esta iniciativa que decorreu hoje em Cascais serviu de mote para dar a conhecer melhor a marca aos consumidores portugueses. A introdução da conversa esteve a cargo de Luís Costa e depois Luís Beltrão do portal Topcycling fez uma excelente entrevista.
Este evento da Tecnocycle, empresa que detém o grupo de lojas Firstbike, também contou com uma volta de bicicleta matinal com o próprio Alberto Contador e caso mores nas imediações de Coimbra, Gaia e Braga, temos boas notícias.
A Firstbike vai replicar este conceito amanhã na loja de Coimbra durante a manhã (9h volta de bicicleta e 10h30 Coffee break) e durante a tarde na loja de Gaia (15h30 com sessão de autógrafos). Por sua vez, no dia 4, a loja de Braga realizará um passeio de bicicleta às 10h e às 15h30 decorrerá no Altice Fórum Braga uma entrevista com o ex-ciclista.
Marca presença pois vale mesmo a pena. Entretanto poderás ler um teste exclusivo à Aurum Magma Essentia na edição nº12 da revista Ciclismo a fundo (poderás encontrá-las nas melhores papelarias, estações de serviço e quiosques e caso prefiras a versão digital clica aqui).