O documento elaborado pelo Secretariado da Comissão dos Transportes e do Turismo, do Parlamento Europeu, que tem o apoio e colaboração da CONEBI – Confederação Europeia das Indústrias da bicicleta, de que a portuguesa ABIMOTA é membro, define 18 pontos a implementar, que visam dotar a União Europeia de uma indústria das duas rodas e mobilidade suave mais forte e competitiva, assim como reforçar o uso da bicicleta e dos meios de mobilidade suave nas deslocações com intenção de duplicar o seu uso nos próximos sete anos.
Nos vários pontos analisados e propostos, destacam-se propostas como a descida do IVA para as bicicletas, ponto em que Portugal está na linha da frente.
“De facto a descida do IVA para a indústria das duas rodas e mobilidade suave foi uma luta travada pela ABIMOTA, que deu frutos e está a ser implementada em Portugal. O mesmo podemos dizer, relativamente à re-industrialização da Europa, em que mais uma vez Portugal é líder e exemplo.” Refere Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA.
Atualmente Portugal desempenha um papel de relevo no panorama internacional, em termos de duas rodas e mobilidade suave, tendo a marca coletiva “Portugal Bike Value” e programas como ABIMOTA Portugal Fest e ABIMOTA Export Portugal, cofinanciados pelo COMPETE e Portugal 2020, sido fundamentais para o desenvolvimento e projeção internacional do setor português das duas rodas e mobilidade suave.