»FERRAMENTAS: Estes ajustes são muito simples de executar. Vais necessitar de:
1. Chave Allen de 3 mm. Para ajustar a separação entre o desviador e a cassete.
2. Placa de ajuste SRAM Eagle. Vem de origem com o kit Sram Eagle, ou então com a tua bicicleta equipada com Eagle, caso seja nova.
3. Chave Torx T25. Para modificar a posição da manete que faz atuar o desviador Trigger.
»PASSO A PASSO… Ajustar um desviador traseiro é um processo relativamente simples, por isso vamos ensinar-te alguns truques que colocarão a tua transmissão a funcionar de modo preciso, no caso de versões SRAM 1x12 XX1 Eagle, XO1 Eagle e GX Eagle.
1. Atenção ao diâmetro do cabo, pois nem todos são iguais. O diâmetro habitual é de 1,2mm e com este tipo de cabo o desviador funciona bem, mas para obter o melhor funcionamento possível é melhor instalar um cabo de 1,1mm de diâmetro.
2. Confirma se o encaixe da cabeça do cabo na manete está bem feito. Um dos erros típicos é deixá-lo mal colocado no momento da instalação.
3. Nada de plástico. Utiliza terminais de metal (latão ou alumínio). A SRAM comprovou que existe uma diferença de tensão de até 2mm entre a manete e o desviador, ocasionada pela compressão que sofrem os terminais plásticos.
4. Otro erro típico, o encaminhamento do cabo no desviador, e em concreto a sua fixação no parafuso de sujeição. Na SRAM, o cabo deve estar numa posição reta até à parte superior do parafuso.
5. Ponto importante: o comprimento da corrente. Em algumas bicicletas de suspensão total, e em especial nas com pivot virtual, a corrente fica muito esticada quando o amortecimento está na máxima compressão, sofrendo grandes variações ao longo do curso. Comprova de que o comprimento da corrente é o mais correto, comprimindo o amortecedor ao máximo tendo a corrente no carreto maior.
6. O aperto da corrente FlowLink tem um sentido de colocação próprio: a seta aponta para a cremelheira quando este se situa na parte superior da corrente, em cima da escora. Se o montas ao contrário, as mudanças saltarão.
7. Agora passamos ao ponto fundamental das transmissões SRAM Eagle 1x12: o ajuste da separação do desviador. Vais precisar da placa especial da SRAM (vem de origem com o desviador ou com a bicicleta, caso traga um Eagle). Com essa placa podes ajustar a distância exata entre o carreto maior de 50 dentes e o dente mais próximo da gaiola superior do desviador. Se tens uma bicicleta rígida, já está feito.
8. Se a tua bicicleta é de suspensão total, mede o ponto de sag do desviador, pelo mesmo motivo explicado no passo 6. Um amigo pode ajudar-te enquanto estás sentado em cima da bicicleta.
9. Aperta o parafuso traseiro, assim afastas o desviador da cassete. Se desapertares, aproximas estes dois componentes.
10. Para colocar as mudanças de uma forma mais confortável, o comando Trigger oferece um ajuste personalizado da sua posição. Através deste parafuso podes instalá-lo mais perto ou longe do punho.
11. Com este parafuso na abraçadeira podes deslocar o comando para cima ou para baixo.
12. Podes ajustar a posição da alavanca grande, para procurar um toque mais natural em função do tamanho do teu polegar ou segundo o teu gosto pessoal.