Diariamente recebemos dúvidas dos nossos leitores e uma das recorrentes diz respeito à forma como se pode eliminar os riscos nos quadros em fibra de carbono. Obviamente, não estamos a falar de uma pintura completa, mas sim de uma reparação de alguns riscos na pintura, para dar um melhor aspeto ao quadro.
Caso tenhas um quadro com pintura preto mate integral, a solução até é bastante simples. É possível usar a mesma tinta usada na indústria automóvel, neste caso preto mate monocamada. Ao ser monocamada, já vem de origem catalizada, ou seja, basta abrir e aplicar. É mais simples e muito - mas mesmo muito - mais fácil.
Nas oficinas de pintura, costumam usar bicamada, ou seja, aplicam uma base e posteriormente é aplicado um verniz que pode ser fosco ou brilhante, o que no conjunto faz com que a pintura seja mais resistente. Isto não afeta o carbono e pode ser aplicado sem problemas. Mas pintar o quadro na totalidade é outra história e pode afetar as condições de garantia do quadro.
Caso o teu quadro tenha cores diferenciadas e verniz, a situação é mais complicada, pois as tonalidades específicas são difíceis de encontrar à venda no mercado. Existem oficinas de pintura em Portugal que fazem um trabalho espetacular nesta área das bicicletas, contudo, salvaguardamos sempre que deves primeiro ler as condições de garantia do quadro antes de avançares com uma pintura total ou parcial do mesmo.