Muitos fabricantes (SRAM, Hope, Hayes...) preferem utilizar o líquido DOT 5.1, dado que tem um maior grau de ebulição, a rondar os 250º C. O problema é que a sua capacidade de absorver a humidade do ambiente não é a melhor. Numa descida prolongada, ao usarmos muito os travões, o sistema sobreaquece, transformando o líquido em gás, e essas bolhas sob pressão afetam a tensão da manete, produzindo um desagradável efeito de alavanca.
O DOT é um líquido corrosivo e ao longo do tempo deteriora os o-rings e os retentores, podendo também afetar o brilho e o acabamento final de alguns materiais, embora possa ser limpo facilmente com água.
Por seu lado, o óleo mineral (usado pela Shimano, Magura...) repele a água e o seu grau de ebulição é menor (ronda os 225º C). Por esse motivo, a Shimano introduziu a Ice Technologies que refrigera os diferentes elementos (disco, pistões, pastilhas), conseguindo baixar a temperatura até aos 150ºC.
Além disso, o óleo mineral é inofensivo para os retentores e é biodegradável. Por isso mesmo, os o-rings e os retentores nem sequer estão no catálogo de peças de reposição da Shimano, dado que uma manutenção adequada deve permitir que o travão dure uma vida inteira.