Dicas e Truques

Qual é a pressão ideal que devemos colocar nos pneus?

E existe algum tipo de tabela...?

Revista BIKE

1 minuto

Qual é a pressão adequada para as rodas?

O tema da pressão dos pneus da bicicleta não é algo que se possa generalizar. Não é como nos automóveis, onde o fabricante indica 2 BAR e nós seguimos à risca. Nestes casos, o somatório do peso do condutor, do acompanhante e de um par de malas apenas supõe 10% do peso do automóvel, pelo que as variações nos pesos dos ocupantes não são suficientemente importantes face ao peso total que possa requerir um reajuste na pressão dos pneus.

No BTT, o peso do ciclista afeta de maneira drástica o peso total do conjunto já que nós mesmos implicamos quase 90% do peso que os pneus suportam. Por este motivo não podemos generalizar e dizer: "para estes pneus vou colocar 3 kg de pressão" porque provavelmente esse valor será excessivo para uma pessoa que pesa 65 kg e escasso para um de 95 kg. 

Claro que existem outros factores que influenciam de maneira determinante, como o balão (largura do pneu), a solidez da carcaça, a largura do aro... Um pneu de 1,90" necessitará de mais pressão para manter a consistência e evitar um snake bite do que um de 2,25", simplesmente porque o seu menor balão propicia que os aros estejam mais perto do solo. Também há que ter em conta que um pneu 1,90" ou 1,95" provavelmente é mais específico para Cross Country, pelo que terá a carcaça fina para conter o peso: outra razão pela qual requer mais pressão. Os pneus Tubeless normalmente contam com uma carcaça mais reforçada pelo que nos permitem baixar ligeiramente a pressão. 

Em qualquer caso, o melhor é ir variando as pressões e testar tentando respeitar as margens especificadas por cada fabricante, embora em muitos casos estes "pecam" por recomendar pressões excessivamente altas. Os sintomas de pressão inadequada são os seguintes:  

Pressão escassa: Atrito excessivo, mas boa tração. Imprecisão e sensação de insegurança em curvas, facilidade para furar por snake bite. 

Pressão excessiva: Escassa filtragem das irregularidades do piso (a roda ressalta), mas rapidez a rolar. As rodas não agarram nas curvas, e existe alguma perda de tração. 

Como exemplo, eu peso cerca de 67 kg con equipamento incluído (sapatos, capacete e vestuário de ciclismo) e ando com pneus Tubeless; utilizo 1,7-1,8 kg de pressão à frente e 1,9-2 kg atrás.

Etiquetas:

Relacionados