Provavelmente já sabes que para obter a máxima tração, deves usar a menor pressão possível, mas ao mesmo tempo deve ter o valor ideal para evitar rasgos na lateral dos pneus e imprecisões em curva. No caso específico do BTT, é quase tão mau usar pressão a mais do que a menos, por isso esta tabela é realmente uma mais-valia.
Mesmo as irregularidades mais pequenas, como a gravilha, abrandam o avanço da roda quando tem muito ar e por vezes basta reduzir a pressão para que o pneu se adapte ao terreno e avance mais rapidamente. No entanto, uma pressão demasiado baixa faz com que o pneu tenha mais atrito e implique maior risco de furo.
Nesta tabela encontrarás a pressão correta, em todo o caso, convém ter a noção de que pode variar consoante o modelo do pneu, a largura da roda, o estilo de condução e se usas ou não câmara de ar. Estes valores são a referência na indústria, mas recomendamos experimentar e depois decidir consoante as sensações. A sensação ideal é o pneu absorver as pequenas vibrações e impactos, mas não ser demasiado mole, sobretudo em curva.
Peso do ciclista | 2.0 a 2.1" | 2.2 a 2.3" | 2.35 a 2.5" | 2.6 a 3.0" |
50 Kg | 1.8 bar | 1.7 bar | 1.6 bar | 1.0 bar |
60 Kg | 2.0 bar | 1.9 bar | 1.8 bar | 1.2 bar |
70 Kg | 2.1 bar | 2.0 bar | 1.9 bar | 1.4 bar |
80 Kg | 2.2 bar | 2.1 bar | 2.0 bar | 1.5 bar |
90 Kg | 2.3 bar | 2.2 bar | 2.1 bar | 1.6 bar |
100 Kg | 2.4 bar | 2.3 bar | 2.2 bar | 1.7 bar |
Convém fazer estas alterações:
-Pneu tubeless-ready com líquido selante
(coloca menos 0.2 a 0.3 bar)
-Carcaça reforçada (2 camadas, supergravity, DH)
(coloca menos 0.2 a 0.3 bar)
-Carcaça superleve (Race, Liteskin, Supersport…)
(coloca mais 0.1 a 0.2 bar)