Um dos nossos leitores na revista BIKE enviou-nos por e-mail uma pergunta que poderá ser a mesma de muitas outras pessoas. Por isso mesmo, publicamos a resposta aqui no site.
"Por mais que tente, não consigo deixar os travões SRAM Level em condições. O que é que estou a fazer mal? Estou a seguir os passos todos do manual e o tato fica sempre demasiado suave e com curso a mais".
Pelos pormenores que estás a referir, é óbvio que não estás a conseguir extrair o ar todo do circuito hidráulico e é por causa disso que o tato fica demasiado suave.
Embora nem sempre os fabricantes indiquem no manual, no processo de sangramento a pinça de travão deve estar sempre situada mais abaixo do que a manete, aliás deve estar o mais baixo possível. E sempre que possível, o orifício de sangramento ou o parafuso que permite sangrar (onde encaixamos a seringa) deve estar numa localização mais baixa relativamente à saída da mangueira da própria pinça. Desta forma, facilitamos a subida das bolhas de ar em direção à manete de travão de uma forma mais fluida.
O que acontece em alguns travões é que o circuito interno do fluido não é muito direto e se deixarmos a pinça presa ao quadro ou à suspensão durante o processo de sangramento o ar encontra sempre alguma esquina para se alojar.