comitium

Manutenção periódica do amortecedor

Certamente já leste na revista portuguesa BIKE um artigo que explica, passo a passo, como fazer a manutenção básica a uma suspensão. No caso do amortecedor, o processo também é bastante simples. 

Ivan Mateos

Manutenção periódica do amortecedor
Manutenção periódica do amortecedor

O processo de manutenção de um amortecedor é praticamente o mesmo de uma suspensão. Ou seja, consiste na limpeza e lubrificação e, caso tenha chegado a altura, a substituição dos retentores e orings

O processo é muito simples e basicamente consiste em abrir o compartimento da câmara de ar, extrair o óleo velho e limpar e adicionar o óleo novo, que tem de ser o indicado pela própria marca do amortecedor. Para abrir a câmara de ar, basta desapertar a rosca à mão, mas nota que antes tens de extrair previamente todo o ar. 

Aconselhamos usar uns óculos de proteção, por segurança. E já que estás a fazer a manutenção, podes aproveitar para modificar a curva de compressão adicionando espaçadores internos (conhecidos no mercado como Tokens), se o teu amortecedor permitir. Ou seja, se costumas esgotar o curso com demasiada frequência, adiciona espaçadores, e se nunca usas a totalidade do curso, retira. Mais fácil é impossível!

Arquivado em:

Specialized oferece manutenção gratuita de 3 anos nos amortecedores Epic Brain

Relacionado

Specialized oferece manutenção gratuita de 3 anos nos amortecedores Epic Brain

Manutenção dos pedais automáticos

Relacionado

Manutenção dos pedais automáticos

Ajuste e manutenção da suspensão

Relacionado

Ajuste e manutenção da suspensão

Qual é o melhor? Amortecedor a ar ou de mola?

Relacionado

Qual é o melhor? Amortecedor a ar ou de mola?

A mola negativa: uma invenção que visa melhorar a suspensão

Relacionado

A mola negativa: uma invenção que visa melhorar a suspensão