Sabias que existe uma solução para minimizar as vibrações da bicicleta? Trata-se de pequenos autocolantes lançados pelo fabricante suíço Axxios em 2016, mas que entretanto sofreram um processo evolutivo grande.
Estes autocolantes têm sido testados em alta competição na Taça do Mundo através das equipas Scott-Sram MTB Racing Team, Commençal Muc-Off e BMC Absolute Absalon e as primeiras impressões são bastante boas. Segundo os atletas, estes autocolantes melhoram o comportamento geral da bicicleta. O próprio Nino Schurter chegou a referir: "A bicicleta fica mais estável, e assim posso escolher melhor o trilho que quero seguir".
Entre as vantagens obtidas por usar estes autocolantes, destacam-se a melhoria em termos de conforto, segurança, dinâmica, e em regra num melhor rendimento do atleta.
COMO É QUE FUNCIONAM?
Para responder a essa pergunta, ou perceber a resposta, são necessários conhecimentos avançados sobre física. Em resumo, trata-se de uma programação de frequências electromagnéticas num material compatível, no caso cerâmico, que tem influência em materiais sólidos, líquidos e gasosos através de um intercâmbio de cargas.
Esse material "portador", digamos assim, modifica as vibrações, cargas e correntes criadas pelo movimento de um componente. Assim, as propriedades físicas são influenciadas por este fenómeno.
INSTALAÇÃO
Para que faça efeito, estes autocolantes devem ser aplicados em diferentes pontos da bicicleta (guiador, avanço, suspensão, direção, tubo diagonal, pedaleiro, cranques, amortecedor, escoras traseiras, espigão, rodas e pneus) e quantos mais destes pontos estiverem cobertos, maior será o efeito exercido na bicicleta.
A Axxios tem à venda kits diferenciados. Desde um kit com três autocolantes para a zona do guiador e avanço (para reduzir as vibrações nas mãos e melhorar a condução), até ao kit de 17 autocolantes pensado para aqueles que competem ao mais alto nível.